Fonte: Biblioteca Digital de Literatura de Países Lusófonos

MANIFESTO

ANTI-DANTAS
E
POR EXTENSO
POR
JOSÉ DE ALMADA-NEGREIROS
POETA D’ORFEU
FUTURISTA
E
T U D O

ESTE Manifesto não teria sido possível sem Marinetti. Sem o clima de insurreição contra as belas-letras cultivadas pelas academias, naquele ambiente morno em que as imagens cediças têm um viço de esmalte e de pintura à pistola.

Sempre esses cenáculos em que pontificam caducos literatos de graves ademanes senis e de frases brunidas, medidas pelo diapasão dos clássicos que o tempo ressequiu, foram considerados os templos da Literatura e da Arte consagrada e definitiva.

Sempre também os que vieram ao mundo com algo para dizer de novo, reagiram contra esses colégios de eruditos e de artistas aposentados na glória, essa glória capitalizada em duas ou três obras de sofrível sucesso, elevadas pelo panegirico dos confrades do elogio mútuo a sensacionais obras primas de expressão mundial.

Mas escola nenhuma rompera tão desabridamente com as reverências do velho mundo das letras, refugara as glórias da tradição e da vida oficial, como esse Futurismo, que Marinetti projetara no mundo, com o ardor, a combatividade, a diabólica juventude dum libertário.

A Civilização material representada pelo industrialismo, a potência criadora do homem vista através das energias mecânicas, o dinamismo e a vertigem como expressão dum novo estado de alma trouxeram novos ritmos à epopeia através do verbo poético de Whitman, o grande poeta da democracia, e de Verhaeren, o cantor das grandes urbes tentaculares, em que a vida ganha uma expressão coletiva, como até aí só episodicamente alcançara nos breves momentos das cruzadas ou das expedições militares.

Mas é o Futurismo que proclama a revolta do homem. E porque é muito mais um ato de rebelião e, portanto, um ato impossível de controlar racionalmente, do que um movimento literário ou estético que traz, por adição, ao património literário uma contribuição nova, no seu âmago estuam todas as contradições e germinam os grandes conflitos que pirotecnicamente deflagraram depois sobre o mundo, ensombrando de inquietação a face do nosso tempo.

O futuro militante fascista, ali apregoa o valor purificador e criador da guerra, o desdém da civilização pacífica e de todos os seus acentos femininos e cristãos. É a tuba sonora da vertigem e da luta. A linguagem adquire um valor novo — lançada em combinações extravagantes e brutais, alheias à sintaxe e à lógica do discurso. São balas. São pedras. São gritos. Balas, pedras e gritos que aumentam de rumor na medida em que as letras aumentam de tamanho.

O clima espiritual de Marinetti ninguém o traduziu melhor que Almada-Negreiros. Ele foi o melhor cartaz do modernismo em Portugal.

Sá-Carneiro era um esteta de ritmos prismáticos, em que a luz se decompunha em florescências decadentes e subtis. Era por assim dizer, uma bandeira heráldica, oirescente e escandalosa.

Fernando Pessoa toma para si o papel de mentor intelectual.

Há sempre um sentido oculto nas suas criações literárias.

Sempre lhe preside uma ideia. Sempre procura opor ao que está uma filosofia, uma mentalidade ou até uma nova humanidade.

Santa Rita figura de precursor, e como tal, é um impulso que se deixa de realizar em si para se realizar nos outros.

Almada é a trombeta do cortejo. Salta à frente, com este estridente manifesto literário, em que o escândalo rebenta por todas as linhas, salta à frente com teatralidade dos seus gestos, dos seus gritos e dos seus atentados ao gosto e aos hábitos do senhor-toda-a-gente, hábitos de trajar, de pensar, de fazer versos, de ser funcionário público e de ter descendência linfática.

Destapa a careca dos burgueses, ri-se da sua literatura sem novidade, sem imaginação, hipócrita e pobremente sexual, do seu lirismo requentado, da sua política de labita, do seu jornalismo sem agitação, da sua arte andrajosa e quase-litográfica, da sua moral caricata, amarrada estreitamente ao cadáver dum mundo que se afundava na cova, ruído de reumatismo.

É, em resumo, o gaiato sublime, que puxa a penca ao respeitável conselheirismo nacional e grita à plebe boquiaberta: o Rei vai nu!

Este manifesto, sublinha a revolta dos homens do século XX contra uma formação intelectual que não só não acompanhava as novas gerações nas suas inquietações como pretendia, ainda, continuar de costas para o Futuro, a impor, imperturbavelmente, a lei seca a um país sequioso de espírito novo.

É, por isso, um documento cujo valor ultrapassa o seu tempo. E pertence, por direito natural, a todas as gerações que vierem para a Vida com a sacrílega e humana ambição de Prometeu.

Petrus

Ó Deus! Nunca me faças Sócio da Academia!

António Nobre

BASTA PUM BASTA

UMA GERAÇÃO, QUE CONSENTE DEIXAR-SE REPRESENTAR POR UM DANTAS É UMA GERAÇÃO QUE NUNCA O FOI! É UM COIO DE INDIGENTES, DE INDIGNOS E DE CEGOS! É UMA RESMA DE CHARLATÃES E DE VENDIDOS, E SÓ PODE PARIR ABAIXO DE ZERO!
 
ABAIXO A GERAÇÃO!
 

MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!

UMA GERAÇÃO COM UM DANTAS A CAVALO É UM BURRO IMPOTENTE!
 
UMA GERAÇÃO COM UM DANTAS À PROA É UMA CANOA EM SECO!
 
O DANTAS É UM CIGANO!
 
O DANTAS É MEIO CIGANO!
 
O DANTAS SABERÁ GRAMÁTICA, SABERÁ SINTAXE, SABERÁ MEDICINA, SABERÁ FAZER CEIAS P'RA CARDEAIS, SABERÁ TUDO MENOS ESCREVER QUE É A ÚNICA COISA QUE ELE FAZ!
 
O DANTAS PESCA TANTO DE POESIA QUE ATÉ FAZ SONETOS COM LIGAS DE DUQUESAS!
 
O DANTAS É UM HABILIDOSO!
 
O DANTAS VESTE-SE MAL!
 
O DANTAS USA CEROULAS DE MALHA!
 
O DANTAS ESPECULA E INOCULA OS CONCUBINOS!
 
O DANTAS É DANTAS!
 
O DANTAS É JÚLIO!
 

MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!

O DANTAS FEZ UMA SÓROR MARIANA QUE TANTO O PODIA SER COMO A SÓROR INÊS OU A INÊS DE CASTRO, OU A LEONOR TELLES, OU O MESTRE DE AVIS, OU A DONA CONSTANÇA, OU A NAU CAT'RINETA, OU A MARIA RAPAZ!
 
E O DANTAS TEVE CLAQUE! E O DANTAS TEVE PALMAS! E O DANTAS AGRADECEU!
 
O DANTAS É UM CIGANÃO!
 
NÃO É PRECISO IR P'RO ROCIO PRA SE SER UM PANTOMINEIRO, BASTA SER-SE PANTOMINEIRO!
 
NÃO É PRECISO DISFARÇAR-SE P'RA SE SER SALTEADOR, BASTA ESCREVER COMO O DANTAS! BASTA NÃO TER ESCRÚPULOS NEM MORAES, NEM ARTÍSTICOS, NEM HUMANOS! BASTA ANDAR CO'AS MODAS, CO'AS POLÍTICAS E CO'AS OPINIÕES! BASTA USAR O TAL SORRISINHO, BASTA SER MUITO DELICADO, E USAR COCO E OLHOS MEIGOS! BASTA SER JUDAS! BASTA SER DANTAS!
 

MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!

O DANTAS NASCEU PARA PROVAR QUE NEM TODOS OS QUE ESCREVEM SABEM ESCREVER!
 
O DANTAS É UM AUTÔMATO QUE DEITA P'RA FORA O QUE A GENTE JÁ SABE QUE VAI SAIR… MAS É PRECISO DEITAR DINHEIRO!
 
O DANTAS É UM SONETO DELE PRÓPRIO!
 
O DANTAS EM GÊNIO NEM CHEGA A PÓLVORA SECA E EM TALENTO É PIM-PAM-PUM!
 
O DANTAS NU É HORROROSO!
 
O DANTAS CHEIRA MAL DA BOCA!
 

MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!

O DANTAS É O ESCÁRNIO DA CONSCIÊNCIA!
 
SE O DANTAS É PORTUGUÊS EU QUERO SER ESPANHOL!
 
O DANTAS É A VERGONHA DA INTELECTUALIDADE PORTUGUESA! O DANTAS É A META DA DECADÊNCIA MENTAL!
 
E AINDA HÁ QUEM NÃO CORE QUANDO DIZ ADMIRAR O DANTAS!
 
E AINDA HÁ QUEM LHE ESTENDA A MÃO!
 
E QUEM LHE LAVE A ROUPA!
 
E QUEM TENHA DÓ DO DANTAS!
 
E AINDA HÁ QUEM DUVIDE DE QUE O DANTAS NÃO VALE NADA, E QUE NÃO SABE NADA, E QUE NEM É INTELIGENTE, NEM DECENTE, NEM ZERO!
 
VOCÊS NÃO SABEM QUEM É A SÓROR MARIANA DO DANTAS? EU VOU-LHES CONTAR:
 
A PRINCÍPIO, POR CARTAZES, ENTREVISTAS E OUTRAS PREPARAÇÕES COM AS QUAIS NADA TEMOS QUE VER, PENSEI TRATAR-SE DE SÓROR MARIANA ALCOFORADO A PSEUDO AUTORA DAQUELAS CARTAS FRANCESAS QUE DOIS ILUSTRES SENHORES DESTA TERRA NÃO DESCANSARAM ENQUANTO NÃO ESTRAGARAM P'RA PORTUGUÊS.
 
QUANDO SUBIU O PANO TAMBÉM NÃO FUI CAPAZ DE DISTINGUIR PORQUE ERA NOITE MUITO ESCURA E SÓ DEPOIS DE MEIO ATO É QUE DESCOBRI QUE ERA DE MADRUGADA PORQUE O BISPO DE BEJA DISSE QUE TINHA ESTADO À ESPERA DO NASCER DO SOL!
 
A MARIANA VEM DESCENDO UMA ESCADA ESTREITÍSSIMA MAS NÃO VEM SÓ, TRAZ TAMBÉM O CHAMILLY QUE EU NÃO CHEGUEI A VER, OUVINDO APENAS UMA VOZ MUITO CONHECIDA AQUI NA BRASILEIRA DO CHIADO. POUCO DEPOIS O BISPO DE BEJA É QUE ME DISSE QUE ELE TRAZIA CALÇÕES VERMELHOS.
 
A MARIANA E O CHAMILLY ESTÃO SOZINHOS EM CENA, E às ESCURAS, DANDO A ENTENDER PERFEITAMENTE QUE FIZERAM INDECÊNCIAS NO QUARTO.
 
DEPOIS O CHAMILLY, COMPLETAMENTE SATISFEITO DESPEDE-SE E SALTA P'LA JANELA COM GRANDE MÁGOA DA FREIRA LACRIMOSA. E AINDA HOJE OS TURISTAS TÊM OCASIÃO DE OBSERVAR AS GRADES ARROMBADAS DA JANELA DO QUINTO ANDAR DO CONVENTO DA CONCEIÇÃO DE BEJA NA RUA DO TOURO, POR ONDE SE DIZ QUE FUGIU O CELEBRE CAPITÃO DE CAVALOS EM PARIS E DENTISTA EM LISBOA.
 
A MARIANA QUE É HISTÉRICA COMEÇA DE CHORAR DESATINADAMENTE NOS BRAÇOS DA SUA CONFIDENTE E EXCELENTE PAU DE CABELEIRA SÓROR INÊS.
 

VÊM DESCENDO P'LA DITA ESTREITÍSSIMA ESCALA (sic), VARIAS MARIANAS TODAS IGUAIS E DE CANDEIAS ACESAS, MENOS UMA QUE USA ÓCULOS E BENGALA E AINDA (sic) TODA CURVADA P’RA FRENTE O QUE QUER DIZER QUE É ABADESSA.

E SERIA ATÉ UMA EXCELENTE PERSONIFICAÇÃO DAS BRUXAS DE GOYA SE QUANDO FALASSE NÃO TIVESSE AQUELA VOZ TÃO FRESCA E MAVIOSA DA TIA FELICIDADE DA VIZINHA DO LADO. E REPARANDO NOS DOIS VULTOS INTERROGA ESPAÇADAMENTE COM CADÊNCIA, AUSTERIDADE E IMENSA FALTA DE CORDA…
 
QUEM ESTÁ AÍ?… E DE CANDEIAS APAGADAS?
 
 — FOI O VENTO, DIZEM AS POBRES INOCENTES VARADAS DE TERROR…
 
E A ABADESSA QUE SÓ É VELHA NOS ÓCULOS, NA BENGALA E EM ANDAR CURVADA P’RA FRENTE MANDA TOCAR A SINETA QUE É UM DÓ D'ALMA O OUVI-LA ASSIM TÃO DEBILITADA.
 
 — VÃO TODAS P'RO CORO.
 
MAS EIS QUE, DE REPENTE BATEM NO PORTÃO E SEM SE ANUNCIAR NEM LIMPAR-SE DA POEIRA, SOBE A ESCADA E ENTRA P'LO SALÃO UM BISPO DE BEJA QUE QUANDO ERA NOVO FEZ BREJEIRICES CO'A MENINA DO CHOCOLATE.
 
AGORA COMPLETAMENTE EMENDADO REVELA À ABADESSA QUE SABE POR CARTAS QUE HÁ HOMENS QUE VÃO às MULHERES DO CONVENTO E QUE AINDA HÁ POUCO VIRA UM DE CAVALOS A SALTAR P'LA JANELA.
 
A ABADESSA DIZ QUE EFETIVAMENTE JÁ HÁ TEMPOS QUE VINHA DANDO P'LA FALTA DE GALINHAS E TÃO INOCENTINHA, COITADA, QUE NAQUELES OITENTA ANOS AINDA NÃO TEVE TEMPO P'RA DESCOBRIR A RAZÃO DA HUMANIDADE ESTAR DIVIDIDA EM HOMENS E MULHERES.
 
DEPOIS DE SÉRIOS EMBARAÇOS DO BISPO É QUE ELLA DEU COM O ATREVIMENTO E MANDOU CHAMAR AS DUAS FREIRAS DE HÁ POUCO CO'AS CANDEIAS APAGADAS.
 
NESTA ALTURA ESTA PEÇA POLICIAL TOMA UM PEDAÇO DE INTERESSE PORQUE O BISPO ORA PARECE UM POLICIA DE INVESTIGAÇÃO DISFARÇADO EM BISPO, ORA UM BISPO COM A FALTA DE DELICADEZA DE UM POLICIA DE INVESTIGAÇÃO, E TÃO PERSPICAZ QUE DESCOBRE EM MENOS DE MEIO MINUTO O QUE O PUBLICO JÁ ESTÁ FARTO DE SABER — QUE A MARIANA DORMIU CO'O NOEL. O PIOR É QUE A MARIANA FOI À SERRA CO'AS INDISCRIÇÕES DO BISPO E DESATA A BERRAR, A BERRAR COMO QUEM SE ESTAVA MARIMBANDO P'RA TUDO AQUILO. ESTEVE MESMO MUITO PERTO DE SE ESTREAR COM UM PAR DE MURROS NA COROA DO BISPO NO QUE (SE) MOSTROU DE UM ATREVIMENTO, DE UMA INSOLÊNCIA E DE UMA DECISÃO REFILONA QUE EXCEDEU TODAS AS EXPECTATIVAS.
 
OUVE-SE UMA CORNETA TOCAR UMA MARCHA DE CLARINS E MARIANA SENTINDO NAS PATAS DOS CAVALOS TODA A ALMA DO SEU PREFERIDO FOI QUAL PARDALITO ENGAIOLADO A CORRER ATÉ ÀS GRADES DA JANELA A GRITAR DESALMADAMENTE P'LO SEU NOEL.
 
GRITA, ASSOBIA E REDOPIA E PIA E RASGA-SE E MAGOA-SE E CAI DE COSTAS COM UM ACIDENTE, DO QUE, JÁ PREVIAMENTE TINHA AVISADO O PUBLICO E O PANO TAMBÉM CAI E O ESPECTADOR TAMBÉM CAI DA PACIÊNCIA ABAIXO E DESATA NUMA DESTAS PATEADAS TÃO ENORMES E TÃO MONUMENTAIS QUE TODOS OS JORNAIS DE LISBOA NO DIA SEGUINTE FORAM UNANIMES NAQUELE ÊXITO TEATRAL DO DANTAS.
 
A ÚNICA CONSOLAÇÃO QUE OS ESPECTADORES DECENTES TIVERAM FOI A CERTEZA DE QUE AQUILO NÃO ERA A SÓROR MARIANA ALCOFORADO MAS SIM UMA MERDARIANA — ALDANTASCUFURADO QUE TINHA CHILIQUES E EXAGEROS SEXUAIS.
 
CONTINUE O SENHOR DANTAS A ESCREVER ASSIM QUE HÁ-DE GANHAR MUITO CO'O ALCUFURADO E HÁ-DE VER, QUE AINDA APANHA UMA ESTATUA DE PRATA POR UM OURIVES DO PORTO, E UMA EXPOSIÇÃO DAS MAQUETES PR'O SEU MONUMENTO ERETO POR SUBSCRIÇÃO NACIONAL DO SÉCULO A FAVOR DOS FERIDOS DA GUERRA, E A PRAÇA DE CAMÕES MUDADA EM PRAÇA DO DR. JÚLIO DANTAS, E COM FESTAS DA CIDADE P'LOS ANIVERSÁRIOS, E SABONETES EM CONTA «JÚLIO DANTAS» E PASTAS DANTAS P'ROS DENTES, E GRAXA DANTAS P'RAS BOTAS, E NIVEÍNA DANTAS, E COMPRIMIDOS DANTAS E AUTOCLISMOS DANTAS E DANTAS, DANTAS, DANTAS, DANTAS… E LIMONADAS DANTAS-MAGNÉSIA.
 
E FIQUE SABENDO O DANTAS QUE SE UM DIA HOUVER JUSTIÇA EM PORTUGAL TODO O MUNDO SABERÁ QUE O AUTOR DOS LUSÍADAS É O DANTAS QUE NUM RASGO MEMORÁVEL DE MODÉSTIA SÓ CONSENTIU A GLÓRIA DO SEU PSEUDÔNIMO CAMÕES. E FIQUE SABENDO O DANTAS QUE SE TODOS FOSSEM COMO EU, HAVERIA TAIS MUNIÇÕES DE MANGUITOS QUE LEVARIAM DOIS SÉCULOS A GASTAR. MAS JULGAIS QUE NISTO SE RESUME A LITERATURA PORTUGUESA? NÃO! MIL VEZES NÃO! TEMOS, ALÉM DISTO O CHIANCA QUE JÁ FEZ RIMAS P'RA ALJUBARROTA QUE DEIXOU DE SER A DERROTA DOS CASTELHANOS P'RA SER A DERROTA DO CHIANCA. E AS PINOQUICES DE VASCO MENDONÇA ALVES PASSADAS NO TEMPO DA AVOZINHA! E AS INFELICIDADES DE RAMADA CURTO! E O TALENTO INSÓLITO DE URBANO RODRIGUES! E AS GAITADAS DO BRUN! E AS TRADUÇÕES SÓ P'RA HOMEM (D)O ILUSTRÍSSIMO EXCELENTÍSSIMO SENHOR MELLO BARRETO! E O FREI MATTA NUNES MOCHO! E A INÊS SIFILÍTICA DO FAUSTINO! E AS IMBECILIDADES DO SOUSA COSTA! E MAIS PEDANTICES DO DANTAS! E ALBERTO SOUSA, O DANTAS DO DESENHO! E OS JORNALISTAS DO SÉCULO E DA CAPITAL E DO NOTICIAS E DO PAÍS E DO DIA E DA NAÇÃO E DA REPUBLICA E DA LUTA E DE TODOS, TODOS OS JORNAIS! E OS ATORES DE TODOS OS TEATROS! E TODOS OS PINTORES DAS BELAS ARTES E TODOS OS ARTISTAS DE PORTUGAL QUE EU NÃO GOSTO. E OS DA ÁGUIA DO PORTO E OS PALERMAS DE COIMBRA! E A ESTUPIDEZ DO OLDEMIRO CÉSAR E O DOUTOR JOSÉ DE FIGUEIREDO AMANTE DO MUSEU E AH OH OS SOUSA PINTO HU HI E OS BURROS DE CACILHAS E OS MENUS DO ALFREDO GUISADO! E (O) RAQUÍTICO ALBINO FORJAZ SAMPAIO, CRITICO DA LUTA A QUEM O FIALHO COM IMENSA PIADA INTRUJOU DE QUE TINHA TALENTO! E TODOS OS QUE SÃO POLÍTICOS E ARTISTAS! E AS EXPOSIÇÕES ANUAIS DAS BELAS ARTE(S)! E TODAS AS MAQUETES DO MARQUÊS DE POMBAL! E AS DE CAMÕES EM PARIS; E OS VAZ, OS ESTRELA, OS LACERDA, OS LUCENA, OS ROSA, OS COSTA, OS ALMEIDA, OS CAMACHO, OS CUNHA, OS CARNEIRO, OS BARROS, OS SILVA, OS GOMES, OS VELHOS, OS IDIOTAS, OS ARRANJASTES, OS IMPOTENTES, OS CELERADOS, OS VENDIDOS, OS IMBECIS, OS PÁRIAS, OS ASCETAS, OS LOPES, OS PEIXOTOS, OS MOTTA, OS GODINHO, OS TEIXEIRA, OS DIABO QUE OS LEVE, OS CONSTANTINO, OS TERTULIANO, OS GRAVE, OS MÂNTUA, OS BAHIA, OS MENDONÇA, OS BRASÃO, OS MATTOS, OS ALVES, OS ALBUQUERQUES, OS SOUSAS E TODOS OS DANTAS QUE HOUVER POR AÍ!!!!!!!!!
 
E AS CONVICÇÕES URGENTES DO HOMEM CRISTO PAI E AS CONVICÇÕES CATITAS DO HOMEM CRISTO FILHO!…
 
E OS CONCERTOS DO BLANCH! E AS ESTÁTUAS AO LEME, AO EÇA E AO DESPERTAR E A TUDO! E TUDO O QUE SEJA ARTE EM PORTUGAL! E TUDO! TUDO POR CAUSA DO DANTAS!
 

MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!

PORTUGAL QUE COM TODOS ESTES SENHORES, CONSEGUIU A CLASSIFICAÇÃO DO PAÍS MAIS ATRASADO DA EUROPA E DE TODO O MUNDO! O PAÍS MAIS SELVAGEM DE TODAS AS ÁFRICAS! O EXILIO DOS DEGREDADOS E DOS INDIFERENTES! A ÁFRICA RECLUSA DOS EUROPEUS! O ENTULHO DAS DESVANTAGENS E DOS SOBEJOS! PORTUGAL INTEIRO HÁ-DE ABRIR OS OLHOS UM DIA — SE É QUE A SUA CEGUEIRA NÃO É INCURÁVEL E ENTÃO GRITARÁ COMIGO, A MEU LADO, A NECESSIDADE QUE PORTUGAL TEM DE SER QUALQUER COISA DE ASSEADO!
 

MORRA O DANTAS! MORRA! PIM!

JOSÉ DE ALMADA-NEGREIROS

POETA D'ORFEU
FUTURISTA
E
TUDO
 

História Muda

E assim se alcança a glória…

Presença

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A EDIÇÃO PRINCEPS DESTE MANIFESTO, COM CAPA CINZENTA, EM PAPEL DE EMBALAGEM E TEXTO DISTRIBUÍDO POR OITO PÁGINAS SEM NUMERAÇÃO, FOI COMPOSTA COM ESMERO, EM VERSALETES, NA MANCHA DE 197x125, E ILUSTRADA ESTURDIAMENTE POR SEIS MÃOS NEGRAS, SEMEADAS NO TEXTO SEMPRE QUE SEU AUTOR PROCLAMAVA A NECESSIDADE DE MATAR O DANTAS. O OPÚSCULO CUSTAVA 100 REIS E TORNOU-SE DIFICÍLIMO DE OBTER LOGO APÓS SEU APARECIMENTO EM PÚBLICO, QUE JOÃO GASPAR SIMÕES SITUA EM ABRIL DE 1916, NOS 21 ANOS DO POETA, CORRENDO HOJE AINDA QUE A EDIÇÃO FORA QUASE TOTALMENTE ADQUIRIDA, (O QUE EXPLICA SEU PREMATURO DESAPARECIMENTO), PELO PRÓPRIO ESCRITOR EM QUEM ALMADA-NEGREIROS SIMBOLIZAVA A LITERATURA DE BOM TOM, POSTIÇA E CHÉCHÉ, A LITERATURA COM CREDENCIAIS E ATESTADO DE BOM COMPORTAMENTO DO ASSISTENTE ECLESIÁSTICO, DA ACADEMIA DAS CIÊNCIAS E DE OUTROS GRÉMIOS IGUALMENTE CONSPÍCUOS — LITERATURA ESSA QUE IGNORAVA O VERDADEIRO DRAMA DO HOMEM, E SUA FOME MATERIAL E ESPIRITUAL.

DESTA OBRA FOI DEPOSITÁRIA A DESAPARECIDA LIVRARIA MONTEIRO & Cia., ENTÃO INSTALADA NA RUA DO OURO, 190-192, DA CAPITAL PORTUGUESA, E QUE FOI O PONTO DE PARTIDA DE QUASE TODAS AS MANIFESTAÇÕES MODERNISTAS DESSE CURIOSO PERÍODO DE DEMOLIÇÃO E RENOVAÇÃO LITERÁRIA E ESTÉTICA — PROJEÇÃO LUSITANA DA RESSACA FUTURISTA QUE PERTURBAVA A EUROPA DESDE QUE O NOVO SÉCULO DESPONTARA. EDIÇÃO PRIVADA DE 300 EXEMPLARES