Title: Sistema de medidas adotáveis para a progressiva e total extinção do tráfico e da escravatura no Brasil

Subtitle: Confeccionado e aprovado pela Sociedade contra o Trafico de Africanos e Promotora da Colonização, e da Civilização dos Indígenas

Writer: anônimo ou sem identificação


Information about the document

Source(s)

Description

Segundo a Brasiliana, "esse panfleto traz um longo prólogo contra a escravidão que introduz um projeto lei destinado à imigração para as cidades, à colonização dos campos e à emancipação gradual da escravidão negra. Diferente de outras publicações da época, o Systhema foi levado ao governo imperial e apresentado ao Conselho de Estado, que emitiu um parecer fulminando-o, em 1853. Entre os membros da sociedade que o aprovou estão os deputados Bernardo de Souza Franco, Francisco de Sales Torres Homem e Nicolau Rodrigues dos Santos França Leite, bem como os senadores Luiz Dantas de Barros Leite e Candido Batista de Oliveira, além de letrados do porte de Joaquim Manoel de Macedo, Frederico Leopoldo Cezar Burlamaque e Caetano Alberto Soares. Todos eram filiados ao Partido Liberal, que, no entanto, não viria a assumir uma postura oficial contra a escravidão no país."

ABNT reference of the work

SISTEMA de medidas adotáveis para a progressiva e total extinção do tráfico e da escravatura no Brasil: Confeccionado e aprovado pela Sociedade contra o Trafico de Africanos e Promotora da Colonização, e da Civilização dos Indígenas. Rio de Janeiro, RJ: Tipografia do Filantropo, 1852.



Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"