Title: História trágico-marítima

Subtitle: Em que se escrevem cronologicamente os naufrágios que tiveram as naus de Portugal, depois que se pôs em exercício a navegação da Índia

Writers: anônimo ou sem identificação; Bento Teixeira; Diogo do Couto; Henrique Dias; João Baptista Lavanha; Manuel de Mesquita Perestrelo; Manuel de Sousa Sepúlveda; Manuel Godinho; Manuel Rangel; Melchior Estacio do Amaral; Padre Gaspar Afonso; Padre Manuel Barradas

Organizator: Bernardo Gomes de Brito


https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/_images/obras/65f0b5197e0ac.jpg

Information about the document

  • Alternative title: Relação da mui notável perda do Galeão Grande São João, em que se contam os trabalhos e lastimosas coisas que aconteceram ao Capitão Manuel de Sousa Sepúlveda e o lamentável fim que ele e sua mulher e filhos, e toda a mais gente, houveram na Terra do Natal, onde se perderam a 24 de junho de 1552; Relação sumária da viagem que fez Fernão d'Álvares Cabral desde que partiu deste reino por capitão-mor da armada que foi no ano de 1553 às partes da Índia até que se perdeu no Cabo da Boa Esperança no ano de 1554; Relação do naufrágio da nau Conceição de que era capitão Francisco Nobre, a qual se perdeu nos baixos de Pero dos Banhos aos 22 dias do mês de agosto de 1555; Relação da viagem e sucesso que viveram as naus Águia e Garça vindo da Índia para este Reino no ano de 1559, com uma descrição da cidade de Colombo; Relação do naufrágio da nau Santa Maria da Barca de que era capitão D. Luiz Fernandes de Vasconcelos, a qual se perdeu vindo da Índia para Portugal no ano de 1559; Relação do naufrágio da nau Santiago no ano de 1585 e itinerário da gente que dele se salvou; Naufrágio que passou Jorge de Albuquerque Coelho vindo do Brasil para este Reino no ano de 1565; Relação da viagem e naufrágio da nau São Paulo, que foi para a Índia no ano de 1560, de que era capitão Rui de Melo da Câmara, mestre João Luiz, e piloto António Dias; Relação do naufrágio da nau São Tomé na Terra dos Fumos, no ano de 1589, e dos grandes trabalhos que passou D. Paulo de Lima nas Terras da Cafraria, até sua morte; Relação do naufráfio da nau Santo Alberto no Penedo das Fontes, no ano de 1593, e itinerário da gente que dele se salvou até chegarem a Moçambique; Relação da viagem e sucesso que teve a nau São Francisco em que ia por capitão Vasco da Fonseca, na armada que foi para a Índia no ano de 1595; Tratado das batalhas e sucessos do galeão Santiago com os holandeses na Ilha de Santa Helena e da nau Chagas com os ingleses entre as ilhas do Açores, ambas capitânias da carreira da Índia, e da causa e desastres por que em vinte anos se perderam trinta e oito naus dela.
  • Languages: Português
  • Genres: Literatura informativa e de viagens
  • Type: Obra Literária
  • Publisher: Oficina da Congregação do Oratório, Lisboa, Portugal
  • Publication year: 1735 - 1736
  • Medium: Impresso

Source(s)

  • MORAES, Rubens Borba de. Bibliographia Brasiliana. Los Angeles: UCLA; Rio de Janeiro: Kosmos, 1983. 2 v.
  • WIKIMEDIA FOUNDATION. Wikipédia: a enciclopédia livre. Conteúdo enciclopédico de autoria coletiva. Disponível em: https://www.wikipedia.org.
  • BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL. Disponível em: http://www.bn.pt.

Description

Organizada por Bernardo Gomes de Brito, nessa obra se reúnem narrativas de diferentes autores, em dois volumes.

ABNT reference of the work

BRITO, Bernardo Gomes de (org). História trágico-marítima: Em que se escrevem cronologicamente os naufrágios que tiveram as naus de Portugal, depois que se pôs em exercício a navegação da Índia. Lisboa, Portugal: Oficina da Congregação do Oratório, 1735.



Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"