https://literaturabrasileira.ufsc.br/_images/obras/693852ec35748.jpg

Title: Patrocínio empenhado pelos clamores de um preso. Assunto pio dirigido ao Senhor Luiz César de Menezes, Governador e Capitão General do Estado do Brasil, e dedicado ao Senhor Vasco Fernandes César de Menezes seu filho primogênito, Sargento maior de Batalha do Exército, e Província do Alentejo

Subtitle: Escrito por Félix de Azevedo da Cunha, capitão do terço da Armada Real, e dado a estampa pelo doutor Inácio de Sampaio Homem de Magalhães, Clérigo do hábito de São Pedro, formado na Faculdade dos Sagrados Cânones, seu particular amigo

Writer: Felix de Azevedo da Cunha

Organizer: Inácio de Sampaio Homem de Magalhães

Dados da Obra

Source(s)

  • MORAES, Rubens Borba de. Bibliographia Brasiliana. Los Angeles: UCLA; Rio de Janeiro: Kosmos, 1983. 2 v.
  • BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL. Disponível em: http://www.bn.pt.

Description

Borba de Moraes informa que este texto, extremamente raro, possui vários trabalhos poéticos louvando Luis César de Menezes (governador do Brasil), escritos por diferentes autores. A Biblioteca Nacional de Lisboa guarda uma cópia do panfleto. Os sonetos que nele aparecem são: Ao Capitão Félix de Azevedo da Cunha... de Sebastião da Rocha Pita, Em aplauso do mesmo poema de João Rodrigues Mendes, Ao Capitão Félix de Azevedo da Cunha... de João de Brito Lima, Ao mesmo assunto, aludindo... também de Brito Lima, Em louvor desta obra... de Miguel Bonfim, Ao mesmo assunto de Botelho de Oliveira, Ao mesmo assunto, incluindo... de Bartolomeu da Silva Corrêa.

Reference

CUNHA, Felix de Azevedo da. Patrocínio empenhado pelos clamores de um preso. Assunto pio dirigido ao Senhor Luiz César de Menezes, Governador e Capitão General do Estado do Brasil, e dedicado ao Senhor Vasco Fernandes César de Menezes seu filho primogênito, Sargento maior de Batalha do Exército, e Província do Alentejo: Escrito por Félix de Azevedo da Cunha, capitão do terço da Armada Real, e dado a estampa pelo doutor Inácio de Sampaio Homem de Magalhães, Clérigo do hábito de São Pedro, formado na Faculdade dos Sagrados Cânones, seu particular amigo.MAGALHÃES, Inácio de Sampaio Homem de. (org). Lisboa, Portugal: Oficina de Valentim da Costa Deslandes, 1706.


Comments