https://literaturabrasileira.ufsc.br/_images/obras/668c6310557e6.jpg

Title: [Sociedade literária do Rio de Janeiro]

Writers: Joaquim José de Ataíde, anônimo, não identificado ou sem autoria, José António de Almeida

Information about the work

  • Type: Obra Literária
  • Alternative title: Estatutos da Sociedade Literária do Rio de Janeiro estabelecida no ano do Governo do Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor Luís de Vasconcelos e Sousa Vice-rei do Estado, 1786; Discurso em que se mostra o fim para que foi estabelecida a Sociedade Literária do Rio de Janeiro celebrando a mesma o seu aniversário em memória do Senhor Rei Dom José I o Restaurador das Letras em Portugal, a 6 de Junho de 1787, O sócio presidente, Joaquim José de Ataíde; Auto de perguntas feitas a Manuel Inácio da Silva Alvarenga
  • Classification: Discurso, sermão ou oração; Crítica, teoria ou história literária; Outros
  • Production beginning year: 1786
  • Languages: Português
  • Medium: Manuscrito
  • Criticism(s) about this work:

Description

Publicados no volume I, tomo 6, d'Omovimento Academicista Brasileiro. Na maior parte, trata-se dos autos do processo movido ao poeta Silva Alvarenga.

Reference

ATAÍDE, Joaquim José de; ALMEIDA, José António de. [Sociedade literária do Rio de Janeiro]. , s.d..

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_Literária_do_Rio_de_Janeiro

A Sociedade Literária do Rio de Janeiro foi uma entidade intelectual existente na cidade do Rio de Janeiro entre as últimas duas décadas do século XVIII. Teve como membros o poeta Silva Avarenga (tido como o principal fundador) e Mariano Pereira da Fonseca, depois Marquês de Maricá. Seu fechamento e investigações posteriores tiveram a participação do poeta português Antonio Dinis da Cruz e Silva, então Desembargador e Chanceler da Relação no Rio de Janeiro.


Comments


Sem comentários. Para você comentar, faça o login!
This site uses Cookies for a better user experience. By continuing to browse to site, you agree to our Terms of Use and Privacy Policy.