Translation Data
Duas viagens ao Brasil : Arrojadas aventuras no século XVI entre os antropófagos do Novo Mundo
Year of publication: 1942
Period: Humanismo (1400-1750)
Data about the translated originals
- UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin Digital. Disponível em: http://www.brasiliana.usp.br/.
Wikipedia Data
Duas Viagens ao Brasil (em alemão: Warhaftige Historia und beschreibung eyner Landtschafft der Wilden Nacketen, Grimmigen Menschfresser-Leuthen in der Newenwelt America gelegen) é uma obra publicada pelo soldado germânico Hans Staden em 1557, descrevendo suas duas viagens ao novo mundo. O livro é mais conhecido pelas descrições do autor sobre suas experiências enquanto mantido em cativeiro pelos Tupinambá perto de Bertioga, Brasil. Duas Viagens ao Brasil tornou-se uma das narrativas do gênero mais vendidas do século XVI. Hans Staden chegou ao Brasil como artilheiro dos portugueses em 1550, sendo feito prisioneiro de guerra pelo povo Tupinambá do Brasil. Os Tupinambá tinham fama de realizar rituais antropofágicos, principalmente com prisioneiros de guerra. Como os Tupinambá eram aliados franceses, que eram inimigos dos portugueses, o relato foi dramático e em primeira pessoa, a partir da visão portuguesa, mesmo Staden não sendo português, dos nativos.
View on WikipediaDescription
Vem encardernada junto com a obra Zwei Reisen nach Brasilien.
Document Files
-
15.6 MB
Historical facts associated with the work
| Start year | End year | Historical event |
|---|---|---|
| 1415 | 1580 | Expansão marítima portuguesa |
| 1500 | 1822 | Período Colonial no Brasil |
| 1534 | 1534 | Brasil Colônia: D. João III divide o território brasileiro em Capitanias Hereditárias |
| 1534 | 1534 | Brasil Colônia: Duarte Coelho de Albuquerque torna-se o 1º donatário a receber uma capitania no Brasil |
| 1536 | 1536 | Religião: instalado o tribunal do Santo Ofício em Portugal |
| 1542 | 1542 | Brasil Colônia: uma expedição de 50 homens de Francisco de Orellana descobre o rio Amazonas |
| 1543 | 1543 | Ciência: publicado o Tratado de Astronomia de Copérnico |
| 1545 | 1545 | Religião: abertura do Concílio de Trento, para fazer frente à Reforma Protestante |
| 1549 | 1549 | Brasil Colônia: Tomé de Sousa é nomeado governador-geral do Brasil |
| 1554 | 1554 | Brasil Colônia: fundação da Cidade de São Paulo em 25 de janeiro |
| 1572 | 1572 | Cultura: publicação de Os Lusíadas |