Poeta, filósofa, historiadora, pintora. Escreveu as obras "Memórias históricas" e " Tratados de filosofia natural", que nunca foram publicadas em razão de que, em sua época, não era permitido haver tipografias e imprimir livros na colônia. Blake (1902) a reverencia com as seguintes palavras: "Foi arbusto mimoso que em letras e artes de pintura produziu frutos apreciáveis e louvados. Os frutos perderam-se. Fique ao menos no altar da pátria por ornamento o seu nome, o nome da flor."
Source(s) of data
MUZART, Zahidé L. Escritoras Brasileiras do século XIX. Florianópolis: Editora Mulheres; Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2000. V. 2.
BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v.