Visconde do Rio Seco, Marquês de Jundiaí


https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/d2/COA_Marquess_of_Jundia%C3%AD.svg/161px-COA_Marquess_of_Jundia%C3%AD.svg.png

Information about the writer

Description

  • Funcionário público. Naturalizou-se brasileiro.

Source(s) of data

  • ALMEIDA, Manuel Antônio de. Obra Dispersa. Rio de Janeiro: Graphia, 1991.
  • BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v.
  • MORAES, Rubens Borba de. Bibliographia Brasiliana. Los Angeles: UCLA; Rio de Janeiro: Kosmos, 1983. 2 v.

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_José_de_Azevedo

Joaquim José de Azevedo, primeiro Barão e Visconde de Rio Seco (em Portugal) e primeiro Barão com Grandeza e Visconde com Grandeza de Rio Seco e primeiro Marquês de Jundiaí (no Brasil) ComC (Lisboa, 12 de setembro de 1761 – Rio de Janeiro, 7 de abril de 1835) foi um nobre português. Exerceu diversas funções palacianas tanto na corte portuguesa quanto na brasileira, oferecendo-se aos serviços de D. Pedro I do Brasil ao se recusar em acompanhar D. João VI de Portugal de volta a Portugal. Foi um dos organizadores da fuga de Lisboa ao Brasil da família real em 1808, chegando mesmo a conselheiro real e imperial e alcaide-mor de Santos.

Created with Highcharts 11.1.0Works by yearAnnual production of the writer1122Works182018210123
Created with Highcharts 11.1.0Literary genres of the authorEnsaio, estudo, polêmica: 33.3 %Outros: 66.7 %


Comments


Sem comentários. Para você comentar, faça o login!
This site uses Cookies for a better user experience. By continuing to browse to site, you agree to our Terms of Use and Privacy Policy.