Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Antônio_Pereira_Rebouças_Filho
Antônio Pereira Rebouças Filho (Cachoeira, 13 de junho de 1839 – São Paulo, 24 de maio de 1874) foi um engenheiro militar brasileiro, que obteve notoriedade ao, junto a dois sócios, reformar a ligação de Antonina a Curitiba, conhecida como Estrada da Graciosa. Após o término da obra, Rebouças e seus sócios no ano de 1870 logram a Concessão Imperial para a construção da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, porém decorridos dois anos e sem conseguir constituir a Empresa para a construção e sem nenhum projeto feito, acabaram por perder o prazo em 1872 e, mesmo após conseguirem prorrogação, diante das dificuldades financeiras, transferiram a concessão para o Barão de Mauá, que também acabou perdendo a concessão, desta vez em definitivo. Em 1873 foi contratado pela Companhia Paulista de Estrada de Ferro Jundiahy a Campinas como engenheiro-chefe, responsável pela construção do prolongamento da Estrada de Ferro de Campinas a Limeira e Rio Claro, onde contraiu febre tifóide a serviço em 1874, vindo a óbito na Cidade de São Paulo para onde se deslocou de modo a fazer tratamento.
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