Bernardo Gomes de Brito


https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/61/Bernardo_Gomes_de_Brito%2C_Historia_Tragico-Maritima%2C_tomo_1%C2%B0%2C_Lisboa_occidental%2C_1735.jpg/200px-Bernardo_Gomes_de_Brito%2C_Historia_Tragico-Maritima%2C_tomo_1%C2%B0%2C_Lisboa_occidental%2C_1735.jpg

Information about the writer

Description

  • Organizador da História trágico-marítima. Na Wikipédia se diz que morreu depois de 1759.

Source(s) of data

  • MORAES, Rubens Borba de. Bibliographia Brasiliana. Los Angeles: UCLA; Rio de Janeiro: Kosmos, 1983. 2 v.
  • WIKIMEDIA FOUNDATION. Wikipédia: a enciclopédia livre. Conteúdo enciclopédico de autoria coletiva. Disponível em: https://www.wikipedia.org.

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bernardo_Gomes_de_Brito

Bernardo Gomes de Brito (Lisboa, 20 de Maio de 1688 - depois de 1759) foi um erudito português, conhecido por ter reunido em volumes as relações de naufrágios a que chamou História Trágico-Marítima. Pouco se sabe acerca da sua vida, nem estado ou profissão. Diogo Barbosa Machado apenas nos dá a sua data de nascimento, donde se deduziu que Bernardo ainda vivia em 1759, data da morte do primeiro. Diz dele Inocêncio Francisco da Silva : «Com louvável curiosidade e diligencia reuniu uma ampla colecção de relações e noticias de naufragios, e successos infelizes, acontecidos aos navegadores portuguezes, dividindo-a em cinco volumes, de que todavia só publicou os primeiros dois, ignorando-se o destino que tiveram os restantes, os quaes Barbosa affirma acharem-se no seu tempo promptos para a impressão. Esta obra, assás conhecida, intitula-se : História trágico-marítima, em que se escrevem chronologicamente os naufragios que tiveram as naus de Portugal, depois que se poz em exercício a Navegação da Índia. Lisboa, na Off. da Congregação do Oratório; o tomo I, 1735. 4° de XVI–479 pag. — O tomo II, 1736. 4° de XVI–538 páginas.»

Created with Highcharts 11.1.0Works by yearAnnual production of the writer1111WorksOrganizations1735012
Created with Highcharts 11.1.0Literary genres of the authorLiteratura informativa e de viagens: 100.0 %


Comments


No comments. for you to comment, login!
This site uses Cookies for a better user experience. By continuing to browse to site, you agree to our Terms of Use and Privacy Policy.