Nuno Fernandes Torneol


Photo of the author

Information about the writer

  • Full name: Nuno Fernandes Torneol
  • Birth: XIII - Santiago de Compostela, Espanha
  • Decease: XIII
  • Description:

    Poeta. O sítio Cantigas medievais galego-portuguesas traz: "Quase nada sabemos sobre este autor, cujo nome tem dado origem a alguma discussão. Assim, Resende de Oliveira, tendo em conta exatamente a referida ausência de dados, sugeriu que o seu nome poderia ser apenas Nuno Fernandes, sendo Torneol uma mera nota de Colocci (em B) relativa ao tornel (refrão) das cantigas seguintes. Esta hipótese não parece, no entanto, confirmar-se, já que, posteriormente, Vicenç Beltran localizou um documento, datado de 1244, onde é referido um João Fernandes Torniol, à época, proprietário uma vinha em Córdova, o qual, segundo este investigador, poderia ser irmão do trovador. Já mais recentemente José António Souto Cabo localizou o apelido em dois documentos galegos, o primeiro referindo um Fernandus Petri, dictus “Turniol” de Villari, que, em 1262, testemunha uma venda ao arcebispo João Airas, e o segundo, o testamento do cónego compostelano Abril Fernandes, datado de 1269, referindo três sobrinhos seus com este apelido. A ser assim, Nuno Fernandes seria galego, e talvez originário da região de Santiago.

    Ainda mais recentemente, no entanto (2018), Ron Fernández deu conta da descoberta de um Nuno Fernandi Torniol, referido num documento do mosteiro de San Xoán de Poio, datado de 1225. Como adianta este investigador (que anuncia para breve um trabalho mais completo sobre o assunto), trata-se "dunha doazón de Pelagius Suariz, da parentela dos Romai, que regala pro amore et linage unha herdade en Ranzia, que podemos situar na parroquia de San Xoán de Tirán, no concello de Moaña".

    Seja como for, o que parece certo é Nuno Fernandes ter desenvolvido a sua atividade trovadoresca por inícios ou meados do século XIII, muito provavelmente na corte castelhana de Fernando III. De resto, os topónimos castelhanos referidos na sua única cantiga de escárnio conservada parecem apontar nessa direção."

Source(s) of data

  • WIKIMEDIA FOUNDATION. Wikipédia: a enciclopédia livre. Conteúdo enciclopédico de autoria coletiva. Disponível em: https://www.wikipedia.org.

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nuno_Fernandes_Torneol

Nuno Fernandes Torneol (ou Nuno Fernández Torneol) foi um trovador de origem desconhecida, apenas sabendo-se que poderia ter sido um cavaleiro ao serviço de um rico-homem de Castela. Cogita-se que este autor tenha se estabelecido na corte do rei Afonso X de Leão e Castela no século XIII.É-lhe reconhecida a autoria de vinte e duas composições, sendo treze cantigas de amor, extremamente convencionais, oito cantigas de amigo, de estrutura tradicional e uma cantiga de escárnio. Escrevia em português arcaico, ou mais especificamente no galaico-português. Um de seus textos foi trazido aos dias atuais pela música Love Song, arranjada pelo banda de rock brasileira Legião Urbana.

TitleGenreYear


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"