Pero Meogo


Photo of the author

Information about the writer

  • Full name: Pero Meogo
  • Birth: XIII - Galiza, Espanha
  • Decease: XIV
  • Description:

    Poeta. Segundo o sítio Cantigas medievais galego-portuguesas, "Até há pouco, nada sabíamos sobre este autor (cujo apelido poderá ser Meogo, como transcrevem os manusritos, ou Moogo), a não ser que seria provavelmente galego, tal como os autores que o rodeiam nos apógrafos italianos. Como informava Resende de Oliveira , "o apelido, nas formas 'Moogo', 'Monago' ou na forma latina 'Monachus' (...) é bastante vulgar em Portugal e na Galiza". E assim, dois homónimos, um clérigo galego da região de Ourense, documentado no terceiro quartel do século XIII, e um notário natural de Santiago, tinham sido sugeridos como identificações possíveis.

    Muito recentemente, no entanto, José António Souto Cabo, analisando alguns documentos do Tombo C da catedral de Santiago, defendeu que "existem argumentos objetivos para o reconhecer no Petrus Moogus registado, em 1260 e 1261, como clérigo-presbítero na freguesia de S. Simão de Ons de Cacheiras (c. Teo), nas imediações de Compostela", região de onde seria igualmente natural. O principal desses argumentos é que este Pero (Vasques) Moogo surge em contexto trovadoresco, ou seja, surge acompanhado, no primeiro desses documentos, pelo trovador Sancho Sanches (igualmente clérigo), e no segundo por um jogral (de nome Martim de Sisto). Este contexto documental parece, pois, tornar plausível a hipótese de Souto Cabo. Quanto ao seu apelido, este investigador avança ainda uma explicação alternativa, que transcrevemos: "Do nosso ponto de vista, trata-se de uma forma conservadora derivada de Medio + Loco (> Meoógo> Meoógo> Meógo/Moógo) - 'o que está no meio’- que observamos ocasionalmente na documentação do período". Acrescentamos que o termo, com este sentido, é também usado nas Cantigas de Santa Maria (65, 97)."

Source(s) of data

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pero_Meogo

Pero Meogo (ou Pedro Meogo) foi um jogral galego-português de que não se tem quase informação. Sabemos que deve ter sido contemporâneo do rei D. Dinis (que reinou desde 1279 até 1325), já que este rei-trovador compôs uma cantiga de seguir que está relacionada com cantiga de Meogo Levantous´a velida. Conservam-se nove cantigas de amigo da autoria de Meogo. Os especialistas na lírica medieval galego-portuguesa Carlos Alvar e Vicente Beltrán situam a obra de Pero Meogo a meio caminho entre a cantiga narrativa e a de amigo. Neste autor vemos um amplo uso de símbolos da natureza, e sobre tudo, do cervo.

TitleGenreYear


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"