Lourenço, jograr


Information about the writer

  • Full name: Lourenço
  • Birth: XIII - Portugal
  • Decease: XIII
  • Description:

    Poeta. O sítio Cantigas medievais galego-portuguesas traz: "Jogral provavelmente português, ativo no segundo e terceiro quartéis do século XIII. Os dados de que dispomos sobre a sua biografia são quase exclusivamente os que podem ser deduzidos das suas composições e daquelas que outros trovadores lhe dirigem. Assim, das suas tenções com João Garcia de Guilhade resulta que Lourenço teria estado certamente ao seu serviço (pelo menos algum tempo). Por estas mesmas composições, mas também pelas restantes tenções em que interveio, se depreende igualmente que teria frequentado o círculo da corte castelhana de Afonso X, aparentemente depois de ter sido obrigado a sair de Portugal.

    A juntar a estes dados indiretos, Resende de Oliveira cita um documento do cartulário de D. João Peres de Aboim, datado de 1259, onde, entre as testemunhas, se encontra um Lourenço "bofom", personagem que talvez possa corresponder a este jogral. Coincidindo esta data com o que parece ter sido o percurso biográfico de João Garcia de Guilhade, é possível, pois, que Lourenço o tenha acompanhado no seu regresso a Portugal, onde, neste caso, terá frequentado a corte de Afonso III.

    Como referimos na nota biográfica de João Garcia de Guilhade, este trovador confirma, em 1270, o testamento de um Lourenço Martins, marido de uma Sancha Peres de Guilhade, provavelmente sua familiar. A clara proximidade entre o trovador e o seu jogral torna sedutora a hipótese de este Lourenço Martins ser o jogral Lourenço. No entanto, os frequentíssimos casos de homonímia na época aconselharão alguma prudência nesta identificação."


    Segundo o sítio Escritas, trata-se de "jogral português de meados do século XIII que esteve durante algum tempo ao serviço do trovador João Garcia de Guilhade. Passou pelas cortes de D. Afonso III, em Portugal, e de Afonso X, em Castela, onde se relacionou com vários trovadores aí estabelecidos. Deixou-nos dezoito composições: duas cantigas de amor, sete cantigas de amigo, uma cantiga de escárnio e oito tenções. Lourenço ambicionava ser trovador, tal como muitos outros jograis, e por isso não foi poupado às críticas por parte dos outros trovadores, que o acusaram de incompetente e incapaz. Faltavam-lhe, no entanto, alguns dos requintes e das subtilezas polémicas e satíricas empregues pelos seus difamadores, o que muito contribuiu para a falta de brilho das suas composições".



Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"