Advogado, jurisconsulto, sendo que era doutor em direito civil e canônico, professor, poeta, sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Instituto da Ordem dos Advogados Brasileiros, da Academia Real das Ciências de Lisboa, cavaleiro-comendador da Ordem de São Gregório Magno de Roma. Blake registra que o autor, no mesmo ano em que escreveu a "Crestomatia da língua brasileira", começou a imprimir em Leipzig a "Arte de gramática mais usada na costa do Brasil, do Padre José de Anchieta, mas a impressão não concluiu. O mesmo sucedeu com a reimpressão por ele feita do "Compêndio da doutrina cristã na língua portuguesa e brasileira", do Padre J. Filipe Betenford, que pouco faltou para ser concluída, também em Leipzig, e de que existiam alguns exemplares no Brasil.
Source(s) of data
COUTINHO, Afrânio; SOUSA, José Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Academia Brasileira de Letras, 2001. 2 v. ISBN 8526007238
BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v.
FREIRE, Laudelino. Sonetos brasileiros. Rio de Janeiro: Briguiet, 189_.
Sem comentários. Para você comentar, faça o login!