Afonso Lopes de Baião


Information about the writer

  • Full name: Afonso Lopes de Baião
  • Birth: 1210 - Portugal
  • Decease: XIII
  • Description:

    Poeta. Segundo o sítio Cantigas medievais galego-portuguesas, "Rico-homem português, pertencente a uma das mais antigas e importantes linhagens portuguesas (uma das cinco referidas pelo Livro Velho de Linhagens). Filho de Lopo Afonso de Baião e de Aldara Viegas, terá nascido por volta de 1210. A sua trajetória política passa essencialmente pela corte portuguesa de Afonso III, muito embora, antes da subida ao trono deste monarca, tenha certamente viajado para o reino vizinho, estando documentado, entre os anos 1226-1234 em Úbeda-Baeza, havendo ainda notícias de ter participado na tomada de Jaén (1246) e, com mais certeza, na conquista de Sevilha (1248), uma vez que o seu nome surge no respetivo Repartimiento como beneficiário de várias herdades. Entre estas duas últimas datas, ou seja, durante da guerra civil portuguesa que opôs D. Sancho II ao seu irmão, o futuro Afonso III, terá certamente tomado partido pelo Bolonhês, em cuja corte desempenhou posteriormente importantes cargos. De facto, logo em 1250, encontramo-lo a confirmar documentos como tenente de Bragança, cargo que acumulou, a partir de 1254, com a tenência das terras de Sousa, que troca, em 1263, com a de Riba Minho. Fazendo parte do conselho régio, manteve uma presença quase constante na corte do Bolonhês e ainda nos momentos iniciais da de seu filho, D. Dinis1. Deverá ter falecido em 12842.

    Foi casado com D. Mor Gonçalves de Sousa, sobrinha do trovador D. Garcia Mendes de Eixo e neta do poderoso conde D. Mendo de Sousa, o Sousão. Segundo os Livros de Linhagens, não tiveram descendência."

Source(s) of data

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Afonso_Lopes_de_Baião

Afonso Lopes de Baião (c.1210 – 3 de maio de 1280 ou depois de 17 de julho de 1284) foi um rico-homem do Reino de Portugal tendo o seu período de vida, de aproximadamente 70 anos, abrangido os reinados de D. Sancho I de Portugal, D. Afonso II de Portugal e dos irmãos D. Sancho II de Portugal e D. Afonso III de Portugal, ainda sobrevivendo a este último. Foi senhor de Baião e Penaguião, e ainda um trovador português numa fase mais avançada da lírica medieval ibérica, uma vez que parece estrear-se na composição durante a crise política de 1247.

TitleGenreYear


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"