Fernão Padrom


Information about the writer

  • Full name: Fernão Padrom
  • Birth: XII - Galiza, Espanha
  • Decease: XIII
  • Description:

    Poeta. O sítio Cantigas medievais galego-portuguesas diz: "Trovador muito provavelmente natural da Galiza, onde o apelido está documentado numa linhagem de cavaleiros, por certo originários da localidade de Padrón (a sudoeste de Santiago de Compostela). A sua biografia permanece ainda algo obscura. Um Fernão Pais Padrom aparece na documentação do mosteiro de Tojos Outos entre 1164 e 1178, possivelmente o mesmo que surge como testemunha numa escritura (1175) de que é titular Fernando Ponce o Menor, tio de João Velaz, e ao lado doutros aristocratas relacionados familiarmente com trovadores da primeira geração. Um domni Fernandi Pelagii dicti Padrom, igualmente presente num outro documento de Tojo Outos, mas este de 1217, poderá ser o mesmo (neste caso, a referência seria ao proprietário em questão, já falecido), ou um seu filho.

    Seja como for, tendo em conta a situação de Fernão Padrom na tradição manuscrita, que aponta para uma atividade nas primeiras décadas do século XIII, podemos pensar que o poeta foi filho (ou neto?) do Fernando Pais Padrão mais antigo, e, nesse sentido, membro de uma importante linhagem galega relacionada com outras estirpes que participaram no trovadorismo.

    Acrescente-se que uma Elvira Padrõa é ainda referida na cantiga que João Romeu do Lugo dirige ao trovador Lopo Lias. Desconhecemos a sua relação com Fernão Padrom, mas é possível que fossem familiares."

Source(s) of data



Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"