Fernão Velho


Information about the writer

  • Full name: Fernão Velho
  • Birth: XIII - Portugal
  • Decease: XIV - Portugal
  • Description:

    Poeta. O sítio Cantigas medievais galego-portuguesas traz: "Alguma incerteza subsiste sobre a identidade deste trovador, que poderá ser português ou galego. D. Carolina Michaëlis identificou-o como um dos membros da linhagem portuguesa dos Velhos, mais especificamente como um dos filhos que Gonçalo Peres Velho teve de D. Constança Gonçalves de Arga, freira por ele raptada do mosteiro de Vuiturinho. A ser assim, seria da família de dois outros trovadores mais antigos, Pero Velho e Paio Soares de Taveirós. Tal como Resende de Oliveira, no entanto, temos dúvidas sobre esta identificação, essencialmente por implicar uma cronologia bastante tardia (como documenta Pizarro, este Fernão Velho é ainda vivo em 1368), cronologia essa que parece contrariar, quer a posição das suas composições nos manuscritos, quer as referências que faz, numa sua composição satírica, à célebre Maria Balteira, figura bem conhecida pelos trovadores e jograis do círculo de Afonso X. Este investigador aponta, pois, para uma naturalidade galega do trovador, avançando com dois homónimos documentados, um em Ourense e outro em Viveiro, o último deles podendo ter tido ligações com a corte do magnate D. Rodrigo Gomes de Trastâmara.

    Seja como for, o certo é que Fernão Velho deverá ter desenvolvido a sua atividade trovadoresca por volta do terceiro quartel do século XIII, tendo certamente frequentado a corte de Afonso X, como mostra a referida sátira a Maria Balteira."

Source(s) of data

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fernão_Velho

Fernão Velho (em galego: Fernan Velho) foi um trovador galego-português do século XIII. Era filho bastardo de Gonçalo Pires Velho, da mediana nobreza do Entre Douro e Minho. É possível que estivesse na corte de Afonso X de Leão e Castela, onde teria participado do ciclo satírico contra María Balteira. Foi autor de onze textos: nove cantigas de amor, uma cantiga de amigo e uma cantiga de escárnio e maldizer.

TitleGenreYear


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"