João de Gaia


https://literaturabrasileira.ufsc.br/_images/writer.png

Information about the writer

  • Full name: João de Gaia
  • Birth: XIII - Portugal
  • Decease: 1330

Description

  • Poeta. O sítio Cantigas medievais galego-portuguesas traz: "Trovador português, ativo no período final da poesia galego-portuguesa, ou seja, nos finais do século XIII e na primeira metade do século XIV. Referenciado como escudeiro nas rubricas atributivas dos Cancioneiros, João de Gaia está presente no Nobiliário do Conde D. Pedro, que acrescenta ao seu nome e filiação a referência a ter sido mui bom trobador e mui saboroso (LL16C7). Na verdade, João Esteves de Gaia pertencia ainda, por via bastarda, à importante linhagem dos Maia. Filho do clérigo Estêvão Anes da Maia e de uma dona de Guimarães, chegou até nós o documento, datado de 1319, pelo qual D. Dinis o legitima, de forma a poder aceder aos bens de seus pais (nomeadamente bens na região de Vila Nova de Gaia, onde terá nascido). Supõe Resende de Oliveira que se terá juntado à corte de D. Dinis nos anos finais do século XIII, eventualmente como vassalo de um dos magnates que se mantiveram ao lado do monarca na luta contra o infante herdeiro D. Afonso. Desconhece-se a data da sua morte, que, a julgar pelas suas composições datáveis, poderá ter ocorrido por volta de 1330."

Source(s) of data

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/João_de_Gaia

João de Gaia, (filho ilegítimo de Estêvam Anes de Gaia e de Teresa Migueis natural de Guimarães, foi legitimado em 1319 por D. Dinis) foi um trovador português dos séculos XIII e XIV.Escudeiro na corte de D. Dinis I e de D. Afonso IV de Portugal, era protegido por D. Pedro, conde de Barcelos. É autor de quatro cantigas de amor, de feitura tradicional e três cantigas de escárnio.

TitleGenreYear


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"