João Lopes de Ulhoa


Information about the writer

  • Full name: João Lopes de Ulhoa
  • Birth: XIII - Galiza, Espanha
  • Decease: XIII
  • Description:

    Poeta. O sítio Cantigas medievais galego-portuguesas traz: "Trovador de origem galega, pertencente provavelmente a uma linhagem implantada nas margens do rio Ulla, na terra de Monterroso, entre Santiago de Compostela e Lugo. Era filho de Lopo Rodrigues de Ulhoa e, provavelmente, de Maria Fernandes Batissela (embora o nome indicado pelo Nobiliário do Conde D. Pedro, LC13D3, seja Teresa Fernandes de Trava). O Nobiliário indica-nos também que João Lopes de Ulhoa foi "freire", isto é, cavaleiro de uma ordem militar (embora não especifique qual). Este estatuto parece, de resto, ser comprovado por um documento do magnate galego D. Rodrigo Gomes de Trava, datado de 1238, e testemunhado por um "João Lopes, comendador de Faro", que deverá ser o trovador. Em data também difícil de precisar deverá ter passado a Portugal, onde casou com Sancha Lourenço Taveira, estando documentado na Estremadura portuguesa de 1265 a 1286, data esta em que deveria ser já relativamente idoso, pois faz uma doação ao mosteiro de S. Vicente por alma de sua mulher.

    Acrescente-se que, em relação à ordem militar à qual João Lopes teria pertencido, os documentos parecem contraditórios, já que a comenda de Faro, acima referida, seria a de Burgo de Faro, na Galiza, nas mãos dos Templários; mas há igualmente documentos que parecem ligar o trovador aos Hospitalários (no repartimento de Múrcia recebe terras, entre 1266 e 1272, um cavaleiro desta ordem, de seu nome João Lopes de Ulloo), e mesmo à Ordem de Alcântara (um documento de cedência dos bens à ordem, datado de 1271 e assinado no Sabugal). Como Ron Fernández, o investigador que fornece estas últimas informações, cremos que a estranheza destes dados parece indicar que estaremos face a um ou dois homónimos, o que introduz alguma incerteza nos dados biográficos acima mencionados."

Source(s) of data



Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"