João Mendes de Briteiros


Information about the writer

  • Full name: João Mendes de Briteiros
  • Birth: XIII - Portugal
  • Decease: 1334
  • Description:

    Poeta. O sítio Cantigas medievais galego-portuguesas traz: "Trovador português de finais de século XIII a meados do seguinte, João Mendes de Briteiros (ou de Berredo, como indicado nas rubricas atributivas de B), é o último dos Briteiros, conhecida linhagem de dignitários de corte e trovadores, a comparecer nos cancioneiros medievais. Igualmente trovadores foram, de facto, o seu avô, Rui Gomes de Briteiros, deão da família, e personagem central da corte de Afonso III, e seu pai, Mem Rodrigues de Briteiros. É do casamento deste último com Maria Anes da Veiga (da linhagem dos Berredo) que nasce o trovador, possivelmente em finais da década de 60 do século XIII. O seu nome aparece pela primeira vez na chancelaria de D. Dinis em 1288, continuando a assinar os mais diversos documentos régios pelo menos até ao ano 1315. A partir de 1292, ao seu nome acrescenta o título de conselheiro do rei, de quem se torna, aliás, cunhado. Na verdade, culminando um percurso de ascensão linhagística iniciado por seu avô, e no qual as alianças matrimoniais parecem ser centrais, João Mendes casara-se, por volta de 1290, com a meia-irmã de D. Dinis, a então riquíssima viúva D. Urraca Afonso (filha de Afonso III e de uma moura), casamento esse de que resultaram cinco filhos.

    Senhor de uma enorme fortuna, João Mendes de Briteiros deve ter morrido pouco depois de 1334, último ano em que está documentado. Está sepultado, com D. Urraca Afonso, no mosteiro de S. João de Tarouca."

Source(s) of data

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/João_Mendes_de_Briteiros

João Mendes de Briteiros (1250 -?) foi um militar e Rico-homem do Reino de Portugal que viveu durante o reinado de D. Dinis I de Portugal.

TitleGenreYear


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"