Mem Rodrigues Tenoiro


Information about the writer

  • Full name: Mem Rodrigues Tenoiro
  • Birth: XIII - Castilla-La Mancha, Espanha
  • Decease: 1295
  • Description:

    Poeta. O sítio Cantigas medievais galego-portuguesas traz: "Trovador castelhano (mas de uma linhagem proveniente de S. Pedro de Tenoiro, na região de Pontevedra, Galiza), ativo na segunda metade do século XIII, nas cortes de Afonso X e Sancho IV. Segundo a genealogia proposta por D. Carolina Michaëlis, seria ainda descendente, por via bastarda, de Afonso IX de Leão. Do seu percurso, sabemos que foi beneficiado no repartimento de Jeréz de la Frontera, entre 1264 e 1269, fixando-se posteriormente em Sevilha, onde ocupa, em 1277, o cargo de almoxarife. É possível que seja também ele o Mem Rodrigues beneficiado de novo no repartimento de Vejer de la Frontera, em 1288. Está ainda documentado como vassalo de Sancho IV em 1290 e é possível que tenha morrido pouco depois desta data (ou em 1295, como sugere Minervini). De qualquer forma, e contrariamente ao que pensava D. Carolina, já não deve ser ele, mas sim um homónimo, o Mem Rodrigues Tenoiro documentado como vassalo de Fernando IV em 1309 e como adelantado mayor de la frontera em 1315. O facto Mem Rodrigues ser um dos autores presentes no Cancioneiro da Ajuda (que não inclui os autores mais tardios) assim o dá a entender.

    Acrescente-se ainda que um seu parente próximo, Rui Peres Tenoiro (seu irmão, se não há confusão nos Nobiliários) foi o responsável pela morte do trovador Paio Gomes Charinho, assassinado em 1295, no contexto da difícil sucessão de D. Sancho IV de Castela, crime pelo qual foi condenado e executado nesse mesmo ano."

Source(s) of data



Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"