Pero Garcia Burgalês


Information about the writer

  • Full name: Pedro Garcia Burgalês
  • Birth: XIII - Castilla-La Mancha, Espanha
  • Decease: XIII
  • Description:

    Poeta. O sítio Cantigas medievais galego-portuguesas traz: "Trovador ou jogral castelhano, certamente natural de Burgos, como o seu nome indica. Até há pouco tempo, quase nada se sabia sobre a sua biografia, exceto o que se pode deduzir das suas composições, que no-lo mostram integrado na geração dos trovadores que rodeiam Afonso X (infante e rei). Recentemente, no entanto, Ron Fernández trouxe a público alguns documentos que lhe dirão respeito, um deles, relacionado com um Pero Garcia e anterior a 1250, dando-o como habitante de Santo Domingo de la Calzada (a leste de Burgos), os outros dois, datados com maior precisão, dizendo respeito a terras recebidas nos repartimentos de Valencia (1238) e de Xerez (1264), o que parece corresponder ao arco cronológico do que poderá ter sido o seu período de atividade trovadoresca.

    Acrescente-se que no testamento do Conde D. Pedro de Barcelos (1350) é referido um Pero Garcia, jogral de Burgos, sogro de um homem chamado Aparizio Pérez a quem D. Pedro devia 1500 maravedis (o nome do jogral servindo para identificar este Aparízio), ambos já mortos à data do testamento. Embora D. Carolina Michaëlis pense que não poderemos identificar o Burgalês com este "jogral tardio de Burgos" (a classificação "tardio" é de D. Carolina), não nos parece completamente impossível, sobretudo atendendo à função que o nome do jogral desempenha no documento, e que parece indicar tratar-se de uma figura de uma geração anterior mas ainda bem conhecida (pelo menos no ambiente trovadoresco que era o de D. Pedro).

    Numa outra ordem de ideias, acrescente-se ainda uma sugestão de Joaquim Ventura, que talvez seja plausível: a de Pero Garcia Burgalês poder ser igualmente o Pedro Agudo, jogral de Burgos satirizado (como "cornudo") em duas cantigas de Pero da Ponte (1, 2) e aludido ainda numa outra de Gonçalo Anes do Vinhal. A ser assim, e apesar da preferência que o Burgalês parece demonstrar pelo género culto que é a cantiga de amor, a sua condição de jogral seria certa (vindo ao encontro do Pedro Garcia, jogral, referido no testamento de D. Pedro)."

Source(s) of data

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pero_Garcia_Burgalês

Pero Garcia Burgalês foi um poeta trovador nascido em Burgos, Espanha. Frequentou a corte de Afonso X, rei de Castela e Leão de onde Burgalês provinha, portanto, o escritor possuía origem castelhana. Provavelmente também conviveu com a corte de D. Afonso III, em Portugal, onde teria mantido relações com os trovadores Lourenço e Rui Queimado, considerado seu rival, chegando a escrever uma cantiga de escárnio para ele: Roi Queimado morreu con amor.

TitleGenreYear


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"