Rodrigo Anes de Vasconcelos


Photo of the author

Information about the writer

  • Full name: Rodrigo Anes de Vasconcelos
  • Birth: 1230 - Portugal
  • Decease: 1297
  • Description:

    Poeta. O sítio Cantigas medievais galego-portuguesas traz: "Trovador português, ativo na segunda metade do século XIII. Proveniente de uma linhagem sediada em Santa Maria dos Ferreiros (Amares), localidade onde foi criado, era filho de João Pires de Vasconcelos, o "Tenreiro", e de D. Maria Soares Coelha, irmã do trovador João Soares Coelho. Sobre o seu pai alarga-se o Livro de Linhagens do Conde D. Pedro (36E9) numa detalhada narrativa relacionado com a sua reiterada não comparência a um repto por homicídio, a ser resolvido perante o rei, D. Sancho II (que acaba por declará-lo culpado). A história parece, aliás, comprovar a sugestão de D. Carolina Michaëlis de que será ainda o pai do trovador o "bezerro tenreiro" a quem Afonso Mendes de Besteiros dirige uma cantiga satírica, onde alude à sua cobardia nos campos de batalha andaluzes. A família parece ser, de resto, algo turbulenta: um dos seus irmãos, Pero Anes, já depois de casado, toma por barregã uma sua prima direita, e o próprio trovador, juntamente com o mesmo Pero Anes, são acusados de abusos sobre terras pertencentes ao cabido de Braga numa carta de Afonso III, datada de 1277. Um outro seu irmão, no entanto, é o bispo de Lisboa, Estêvão Anes (1284-1289). E dois dos filhos trovador, entre os dez que terão resultado do seu casamento com Mecia Rodrigues de Penela, ocuparão cargos de relevo na corte de D. Dinis, um deles, Mem Rodrigues de Vasconcelos, como meirinho-mor do reino, o outro, Nuno Rodrigues, como mordomo de D. Afonso Sanches, o bastardo predileto do monarca. Como D. Mecia está documentada como sendo já viúva em Março de 1297, Rodrigo Anes terá morrido um pouco antes desta data."

Source(s) of data

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rodrigo_Anes_de_Vasconcelos

Rodrigo Anes de Vasconcelos (c. 1230 - 1279) um fidalgo do Reino de Portugal e rico-homem da casa do rei D. Afonso III e do rei D. Dinis I de Portugal. Filho de João Peres de Vasconcelos, o Tenreiro e de Maria Soares Coelho, como seu tio materno, João Soares Coelho, foi trovador, teve bens em Entre-Homem-e-Cávado, Lanhoso Penela, Felgueiras, e Neiva e foi senhor da honra e Quinta de Requião em São Martinho de Coura, Lanhoso. Aparece pela primeira vez em 1265 como procurador de sua tia Sancha Pires e faleceu antes de 25 de março de 1297 quando a sua esposa faz uma doação.

TitleGenreYear


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"