Nuno Fernandes de Mirapeixe


https://literaturabrasileira.ufsc.br/_images/writer.png

Information about the writer

  • Full name: Nuno Fernandes de Mirapeixe
  • Birth: XII - Galiza, Espanha
  • Decease: XIII

Description

  • Poeta. O sítio Cantigas medievais galego-portuguesas traz: "Trovador galego, ativo nas últimas décadas do séc. XII e primeiras do séc. XIII, e que pertenceu a uma linhagem sediada no lugar de Mirapeixe, em Outeiro de Rei, na região de Lugo.

    O seu primeiro nome levanta algumas dúvidas. Tradicionalmente nomeado como Nuno (forma que também adoptámos até junho de 2021), é plausível, como defende José António Souto Cabo num estudo recente (2020) que a forma correta seja Múnio (que agora adoptamos). De facto, é certo, como faz notar Souto Cabo, que Angelo Colocci manifestou alguma incerteza à hora de transcrever o nome próprio do trovador (...). Com efeito, quer na Tavola Colocciana, quer na rubrica atributiva que precede as suas cantigas em B, a forma inicial “Monio” é seguida do esclarecimento “vel Nuno (Fernandiz de Mirapeyxe)", esclarecimento este que se relacionará com as dúvidas que, pela sua raridade, (lhe) gerava o primeiro dos resultados (sendo o nome Múnio caso único nos autores presentes nos cancioneiros, enquanto Nuno é frequente), Assim sendo, e tendo em conta que a forma Múnio é exatamente a que nos transmite a única escritura, até agora conhecida, em que aparece claramente o nome do poeta, associado a outros três irmãos, será essa a versão correta do seu nome.

    É a partir da análise detalhada dessa mesma escritura, designada Noticia da casa da Cruz, e relacionada com uma propriedade pertencente à sé de Lugo, que Souto Cabo, recorrendo ainda a outros documentos, adianta novos dados sobre a sua linhagem (que se poderá integrar no contexto familiar dos Monterrosos) e biografia. Pertencendo à primeira geração de trovadores galego-portugueses, são quase certas as suas ligações (e dos seus irmãos) à poderosa linhagem dos Trava, nomeadamente ao grupo familiar de Rodrigo Gomes de Trava (1201-1261). Mas Souto Cabo sugere ainda que poderá ser o trovador o Múnio Fernandes que aparece como mordomo do conde Gomes Gonçalves de Trava (1164-1211), numa escritura inédita do mosteiro de Cis, datada de 1186. As suas relações com a linhagem de outro dos mais antigos representantes do lirismo medieval, Rodrigo Dias dos Cameros, também parecem plausíveis, a julgar por um outro documento, datado de 1199, no qual vende à sé de Lugo uma propriedade recebida da mãe de Rui Dias, D. Guiomar Rodrigues de Trava. De resto, Souto Cabo acrescenta ainda que é igualmente possível que o trovador pertencesse à Ordem de Santiago, se for ele o “Munio Fernandi subcomendator´" que confirma um documento de venda, datado de 1226, relativo a uma casa pertencente a Airas Peres de Monterroso, comendador dessa Ordem."

Source(s) of data

Source: https://it.wikipedia.org/wiki/Nuno_Fernandez_de_Mirapeixe

Nuno Fernandez de Mirapeixe, o Monio Fernandez de Mirapeixe (... – ...; fl. XIII secolo), è stato un trovatore, attivo all'inizio del XIII secolo. Non si conosce quasi nulla della sua vita, tranne forse il fatto che fosse di origine catalana. È autore di due cantigas de amor.

TitleGenreYear


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"