João Peres de Aboim


Photo of the author

Information about the writer

  • Full name: João Peres de Aboim
  • Birth: 1213 - Vila Verde, Portugal
  • Decease: 1285
  • Description:

    Poeta. O sítio Cantigas medievais galego-portuguesas traz: "Trovador e magnate português, cuja biografia é relativamente conhecida, até por dela se terem ocupado D. Carolina Michaëlis, ou, mais recentemente, Leontina Ventura. Natural de Aboim da Nóbrega, a sul de Ponte da Barca, no Entre-Douro-e-Minho, onde terá nascido por volta de 1213, era filho de Pero Ourigues da Nóbrega, camareiro do infante Afonso (futuro Afonso III). Em 1230, partiu com o pai para França, acompanhando o infante na sua estadia de cerca de quinze anos na corte francesa, junto de sua tia Branca de Castela, viúva de Luís VIII e regente. Com ele regressaria em 1245, no início da guerra civil que levaria o então Conde de Bolonha ao trono. A partir desse momento, D. João de Aboim, feito rico-homem por Afonso III, torna-se uma das mais importantes figuras da corte do Bolonhês, sendo sucessivamente conselheiro régio (desde 1248), alferes (1250-1255), mordomo da rainha D. Beatriz (1254-1259) e, a partir de 1264 até à morte do monarca, mordomo-mor da cúria. Foi ainda tenente de Ponte de Lima e do Alentejo. Para além dos cargos desempenhados, recebeu igualmente numerosas doações do rei, das quais a mais importante terá sido a concessão, em 1261, do senhorio de Portel, com a permissão de aí construir um castelo. Através destas doações, mas também por compras ou trocas, construiu um imenso património, detendo bens um pouco por todo o país, tanto na sua região de origem, o Entre-Douro-e-Minho, como na Beira Litoral (Coimbra, Leiria, Ourém), no Ribatejo (Santarém, Torres Novas, Cartaxo), na Estremadura (Lisboa, Torres Vedras, Mafra, Sintra) ou no Alentejo (onde, além de Portel, fundou Vila Boim e o mosteiro de Marmelar), numa listagem pouco exaustiva. Como nos dizem os Livros de Linhagens, possuiu ele próprio uma corte senhorial com mui bons vassalos.

    Depois da morte de Afonso III, continua a assinar documentos na corte de D. Dinis, agora como tenente de Évora. Acrescente-se, no entanto, que D. João de Aboim é um dos signatários da sentença contra o infante Sancho de Castela, lavrada por Afonso X em Sevilha, em 1282 (o que talvez indicie algum afastamento em relação à política do monarca português, que tomou o partido do infante no grave conflito sucessório que manteve com seu pai).

    Logo aquando do seu regresso a Portugal, em 1246, D. João casara com Marinha Afonso de Arganil, de quem teve dois filhos. Faleceu em Março de 1285 e está sepultado no mosteiro de Marmelar."

Source(s) of data

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/João_Peres_de_Aboim

João Peres de Aboim (Aboim da Nóbrega, Vila Verde , Minho, Portugal 1213 — 15 de março de 1285) foi um nobre português, filho de Pero Ourigues da Nóbrega, senescal de D. Sancho II, e de sua esposa Maria Viegas de Ribadouro.Era casado com D. Marinha Afonso de Arganil, irmã de D. Pedro Afonso de Arganil. Filhos do Cavaleiro Afonso Pires de Arganil que em 1219 era senhor da Vila da qual tomou o nome, o mesmo que em 1220 trouxe as cabeças dos 5 Mártires (Missionários Franciscanos) de Marrocos, para a Igreja de Santa Cruz de Coimbra, por ordem do Infante D. Pedro Sanches de Portugal.

TitleGenreYear


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"