Diogo Gonçalves de Montemor-o-Novo


https://literaturabrasileira.ufsc.br/_images/writer.png

Information about the writer

Description

  • Poeta. Segundo o sítio Cantigas medievais galego-portuguesas: "Autor tardio, que poderá talvez ser identificado com o Diogo Gonçalves presente no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, onde intervém, com uma ajuda, no conhecido "Processo de Vasco Abul". O seu interlocutor na composição espúria incluída nos cancioneiros medievais, Fernando de Ataíde (se é esta a leitura correta do seu nome), participa também na referida composição coletiva, o que poderá reforçar a identificação de ambos e remeter a sua atividade para finais do século XV e inícios do seguinte.

    Segundo dados de Aida Fernandes Dias (cit. por Rodiño Caramés), Diogo Gonçalves terá sido tabelião de Évora e ainda vivia em 1524. Quanto a Fernando de Ataíde, seria filho de D. Álvaro de Ataíde, um dos conspiradores contra D. João II. De qualquer forma, e uma vez que é possível encontrar homónimos nesta época, estes dados têm, como não pode deixar de ser, um caráter provisório."

Source(s) of data

TitleGenreYear

TitleWriter(s)Year


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"