Fernão Soares de Quinhones


https://literaturabrasileira.ufsc.br/_images/writer.png

Information about the writer

Description

  • Poeta. Segundo o sítio Cantigas medievais galego-portuguesas: "Trovador de origem leonesa (certamente de Quiñones del Rio, perto de Astorga), ativo a partir de meados do século XIII. Vicenç Beltran deu a conhecer recentemente novos documentos (um deles com a assinatura do próprio trovador) que esclarecem melhor a sua biografia, até há pouco tempo algo obscura. O mais antigo desses documentos, datado de 1259 e conservado na catedral de Leão, é o de um acordo, sancionado pelo próprio Afonso X, entre Fernão Soares e um Paio Peres, relativo à partilha dos bens de uma herança relativamente avultada, bens esses entre os quais se encontravam umas casas em Leão, que couberam a Fernão Soares, que as vende, no ano seguinte a mestre João, deão da igreja da cidade. Neste segundo documento, o trovador compromete-se a que sua mulher, Maria Guihelmes, e seu irmão, Pero Soares, ratifiquem a venda. Por um outro documento, já antes dado a conhecer por Carlos Alvar, encontramos Fernão Soares de Quinhones, em 1271, agora a empenhar notarialmente alguns dos seus bens como garantia do pagamento de uma dívida ao meirinho-mor de Leão, D. Gonçalo Moran. Para além da algo agitada vida financeira do trovador, que se depreende destes documentos, o primeiro deles comprova-nos também a sua ligação a Afonso X, ou, pelo menos, a sua efetiva passagem pela corte afonsina. Na verdade, é possível que já bem antes destas datas Fernão Soares tenha participado na conquista de Sevilha (1248), uma vez que o seu irmão, Pero Soares de Quiñones, é um dos beneficiados no repartimento da cidade. Não comparecendo o nome exato do trovador nem nesse nem em nenhum dos repartimentos conhecidos, é possível, como sugere Carlos Alvar, que o possamos identificar com um dos Fernão Soares aí presentes (eventualmente com o mesnadeiro de Fernando III com esse nome). Seja como for, como o seu irmão Pero Soares está novamente documentado, entre 1284 e 1289, na chancelaria de D. Sancho IV de Castela, é plausível que o trovador tenha vivido pela mesma época, e tenha assim frequentado ainda a corte castelhana do herdeiro de Afonso X."

Source(s) of data

Source: https://it.wikipedia.org/wiki/Fernan_Soares_de_Quinhones

Fernan Soares de Quinhones (... – ...; fl. XIII secolo) è stato un trovatore asturiano, del secondo terzo del XIII secolo. È autore di cinque componimenti poetici: quattro cantigas de escarnio e una satira morale.

TitleGenreYear


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"