Flavia Steno
Flavia Steno, nasceu com o nome de Amelia Cottini Osta, em Lugano no dia 26 de junho de 1877, era filha de uma família de industriais, estudou em boas escolas, se formou em magistério, falava francês, alemão e italiano. Frequentou a universidade de Zurique e logo depois de se formar mudou-se para Gênova, decidida a ser jornalista, começou trabalhando para o jornal genovês Il Secolo XIX. Foi autora de vários romances, na sua maioria publicados em fascículos e posteriormente reunidos em volumes pela editora Treves. No decorrer desse período no qual escreveu muitos romances, Flavia costumava usar alguns pseudônimos, como: Ariel, Mario Valeri, F.Steno, Mauro Deni. Durante a Primeira Guerra Mundial, Flavia Steno, foi uma das primeiras mulheres jornalistas a ser admitida para trabalhar na linha de frente italiana como correspondente de guerra.
No verão de 1915, Flavia Steno foi para Berlim, trabalhar em um jornal, onde assinou vários despachos sob o pseudônimo de Mario Valeri., em contrapartida seu texto propagandístico a favor do intervencionismo foi publicado em seu próprio nome. Em 1916, começou a escrever uma série de artigos em que fazia uma campanha economica e nacionalista contra a Alemanha, na qual comparava “o perigo alemão” a um polvo. Esta série foi publicada em 1917, como um livro com o nome de Il Germanezimo senza maschera (O Germanismo sem máscara). Em novembro de 1919, ela fundou uma revista feminina chamada La Chiosa e foi membro da Associação dos Jornalistas da Ligúria, entre muitas outras atividades, F. Steno também participou da Conferência de Paz em Paris, como correspondente. Em julho de 1944, após a publicação de seu parecer sobre manuais infantis, impostos pelo fascismo nas escolas, Flavia foi condenada a quinze anos de prisão. Ela fugiu de Gênova com uma carteira de identidade falsa sob o nome de Rina Fantoni, e lá permaneceu nas montanhas do Piemonte até a queda do regime.
Em dezembro de 1946, Flavia Steno morreu, ela teve um grande reconhecimento por suas obras, recebeu o título de Scrittore d’arte, da Academia de Belas Artes de Gênova, em 1932, da mesma forma, em sua homenagem existe uma rua com seu nome na mesma cidade.
Verbete elaborado por: Nirvana Dornelles, 2023.
Source: https://it.wikipedia.org/wiki/Flavia_Steno
Flavia Steno nata Amelia Cottini Osta (Lugano, 26 giugno 1877 – Genova, dicembre 1946) è stata una giornalista e scrittrice italiana di romanzi d'appendice, molto popolare agli inizi del XX secolo.
Sem comentários. Para você comentar, faça o login!