André Falcão de Resende


Information about the writer

  • Full name: André Falcão de Resende
  • Birth: 1524 - Faial, Portugal
  • Decease: 1599 - Lisboa, Portugal
  • Description:

    Advogado, poeta. O DGLAB traz: " Juiz; sobrinho do cronista e poeta Garcia de Resende e amigo de Luís de Camões, a quem endereçou várias composições. Escreveu poesias em castelhano (Theochristo) e poetou em português: além de sonetos, odes, epigramas, epístolas, elegias e versões das odes de Horácio, deixou o poema didáctico Microcosmografia e descrição do mundo pequeno que é o homem, que chegou a ser atribuído a Camões e publicado juntamente com obras deste (nomeadamente na chamada «edição de Juromenha»). Consta o dito poema de três cantos, em oitavas, e versa o tema do «pequeno mundo que é o homem». Preside a este poema uma concepção mecanicista da Natureza, detendo-se o poeta na descrição da perfeição do corpo humano. Estando, no entanto, o corpo sujeito à corrupção, como toda a matéria, infere daí o seu autor que só na graça de Deus e no desprezo dos bens do mundo encontrará o homem a verdadeira felicidade. Este platonismo de raiz agostiniana encontra-se, de resto, em toda a sua obra poética, que, embora retomando os versos e a temática de Petrarca, Garcilaso, Camões ou Bernardes (para além dos autores latinos – Ovídio, Virgílio e Horácio), nunca deixa de ser informada pela estrita observância da moral católica. Encontram-se nas suas composições os primeiros prenúncios do barroquismo, mas na écloga que nos deixou, talvez o que de melhor há no conjunto da sua obra poética, o estilo é simples e despojado, fazendo lembrar o de Rodrigues Lobo. O professor do antigo Colégio das Artes, em Coimbra, Joaquim Inácio de Freitas, tendo descoberto casualmente o manuscrito das Obras do Licenciado André Falcão de Rezende. Natural de Évora, tratou de o publicar em 1829, mas foi impedido pela morte de levar a cabo este intento. Parece que este manuscrito só deu entrada no prelo da Imprensa da Universidade de Coimbra em 1849, não estando a edição ainda concluída em 1881. Desta edição se imprimiram, para venda limitada, talvez em 1865 (segundo Aubrey Bell) ou 1859 (segundo Fidelino de Figueiredo), quatrocentas e oitenta folhas, que compreendiam, além do poema Microcosmografia, sonetos, odes originais do autor e versões das de Horácio, epístolas, uma écloga, uma elegia, entre várias outras composições."

    in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. I, Lisboa, 1989 

Source(s) of data

  • WIKIMEDIA FOUNDATION. Wikipédia: a enciclopédia livre. Conteúdo enciclopédico de autoria coletiva. Disponível em: https://www.wikipedia.org.

Source: https://fr.wikipedia.org/wiki/André_Falcão_de_Resende

André Falcão de Resende, né en 1527 à Evora et mort en 1599, est un poète portugais. Fils de Jorge de Resende, poète du Chansonnier général et de Lucrecia Falcão, il est le neveu du célèbre poète, musicien, chroniqueur et architecte Garcia de Resende.

TitleGenreYear
Beginning yearEnding yearDescription
14151580Expansão marítima portuguesa
15341534Brasil Colônia: D. João III divide o território brasileiro em Capitanias Hereditárias
15431543Ciência: publicado o Tratado de Astronomia de Copérnico
15451545Religião: abertura do Concílio de Trento, para fazer frente à Reforma Protestante
15491549Brasil Colônia: Tomé de Sousa é nomeado governador-geral do Brasil
15721572Cultura: publicação de Os Lusíadas
15801580Brasil Colônia: anexação de Portugal à Coroa Espanhola
15921610Brasil Colônia: período do domínio francês no Maranhão
15361536Religião: instalado o tribunal do Santo Ofício em Portugal
15421542Brasil Colônia: uma expedição de 50 homens de Francisco de Orellana descobre o rio Amazonas
15541554Brasil Colônia: fundação da Cidade de São Paulo em 25 de janeiro
15341534Brasil Colônia: Duarte Coelho de Albuquerque torna-se o 1º donatário a receber uma capitania no Brasil
15001822Período Colonial no Brasil


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"