Manuel de Faria e Sousa


Photo of the author

Information about the writer

  • Full name: Manuel de Faria e Sousa
  • Birth: 1590 - Felgueiras, Portugal
  • Decease: 1649 - Madri, Espanha
  • Description:

    Poeta, crítico, historiador, filólogo, moralista. O DGLAB traz: " Poeta, historiógrafo e crítico, foi sobretudo como camonianista que este polígrafo bilíngue ficou na história da literatura portuguesa. Desde novo vocacionado para o desenho, a poesia e a história, estudou também gramática latina e lógica. Partiu em 1630 para Roma, como secretário do embaixador marquês de Castelo Rodrigo. Fixou-se definitivamente em Madrid em 1634, tendo vivido os últimos anos em casa do marquês de Montebelo. A maior parte da sua obra é escrita em castelhano – já que grande parte da sua vida a viveu em Espanha. São controversas as opiniões dos seus contemporâneos acerca das posições de Faria e Sousa relativamente à revolução de 1640, como o são a respeito do valor, ou do rigor, que informa a sua obra. A verdade é que, se os Comentários d' «Os Lusíadas» foram objecto de acusação de menos católicos por parte de inimigos seus, o conjunto da sua obra não deixou de ter sucesso na época e de merecer a estima de personalidades como o conde da Ericeira; Lope de Vega chamou-lhe «príncipe de los comentadores en todas lenguas». Contraditoriamente, o trabalho que mais o notabilizou é também aquele que tem suscitado mais contestação: de facto, parece não haver dúvidas de que, no empenho de, segundo as suas próprias palavras, devolver a Camões «todo lo que ha hallado con sombra de suyo», Faria e Sousa teria incluído na sua edição comentada das Rimas de Camões composições da autoria de outros poetas, nomeadamente de Diogo Bernardes; do mesmo modo, há versos que alterou – não se sabe até que ponto arbitrariamente –, partindo do princípio de que haviam sido adulterados. O Epítome de las Historias Portuguesas, que é o seu principal trabalho historiográfico, distribui-se, em edições póstumas, por três partes: Europa Portuguesa, Ásia Portuguesa, África Portuguesa; havia ainda a América Portuguesa, que ficou manuscrita. Inserto no Epítome, encontra-se entretanto um inventário de autores intitulado De los Escritores Portugueses, o qual, juntamente com o também seu Cathalogo de los Escritores Portugueses, que contém oitocentas e vinte e três entradas, como informa Rui Vieira Nery, in A Música no Ciclo da «Bibliotheca Lusitana», contribui, depois de Francisco Galvão de Mendanha e de Manuel Severim de Faria, para o projecto de levantamento biobibliográfico de autores portugueses que viria a materializar-se, no século XVIII, na Biblioteca Lusitana, de Barbosa Machado, que o menciona. Quanto à sua produção poética, ela está condensada, no essencial, em Fuente de Aganipe [...] e inclui éclogas em português.

    in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. I, Lisboa, 1989 

Source(s) of data

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_de_Faria_e_Sousa

Manuel de Faria e Sousa (Felgueiras, Pombeiro de Ribavizela, 18 de março de 1590 — Madrid, 3 de junho de 1649) foi um fidalgo, humanista, escritor, poeta, crítico, historiador, filólogo e moralista português. As suas obras foram quase todas escritas em língua castelhana, pátria que adoptou. Foi Comendador da Ordem de Cristo.

TitleGenreYear
Beginning yearEnding yearDescription
15921610Brasil Colônia: período do domínio francês no Maranhão
16301654Brasil Colônia: período da segunda invasão holandesa em Pernambuco
16401640Portugal readquire sua autonomia com a Casa de Bragança
16241624Brasil Colônia: primeira invasão holandesa
16371644Brasil Colônia: permanência no Brasil do Príncipe Maurício de Nassau
16491649Economia: estabelecimento da Companhia Geral do Comércio do Brasil
16401640Fundação da Dinastia de Bragança
16161616Ciência e religião: a Igreja Católica condena o livro de Copérnico que contém suas teorias astronômicas
15001822Período Colonial no Brasil


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"