Afonso de Albuquerque


https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/bf/Afonso_de_Albuquerque_%28with_Santiago_cloak%29.jpg/250px-Afonso_de_Albuquerque_%28with_Santiago_cloak%29.jpg

Information about the writer

Description

  • Poeta. Segundo o DGLAB: "Personalidade tipicamente renascentista, tanto pela sua força criadora como pela variedade dos seus aspectos e realizações, pertenceu à Guarda Real, comandou armadas, foi soldado, diplomata, organizador do Império do Oriente, escritor. As suas Cartas para El Rei constituem uma obra de epistolografia notável, quer pelas ideias do autor sobre a edificação de um «mundo novo» (que são uma das primeiras reflexões, em português, sobre as relações entre o país colonizador e o colonizado), quer pela linguagem viva, directa e original, que fazem delas uma das obras mais importantes no género, não só da literatura portuguesa, mas da literatura universal. Estas cartas, que serviram de base aos Comentários do Grande Afonso de Albuquerque, da autoria do filho de Afonso de Albuquerque, Brás de Albuquerque, só foram editadas em 1884, por iniciativa da Academia Real das Ciências."

    in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. I, Lisboa, 1989 

Source(s) of data

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Afonso_de_Albuquerque

Afonso de Albuquerque (c. 1452–1462 – Goa, 16 de Dezembro de 1515), cognominado o Grande, o César do Oriente, o Leão dos Mares, o Terribil e o Marte Português, foi um fidalgo, militar e o 2.º governador da Índia Portuguesa, cujas ações militares, religiosas e políticas foram determinantes para o estabelecimento do Império Português no oceano Índico. Afonso de Albuquerque é reconhecido como um génio militar pelo sucesso da sua estratégia de expansão: procurou fechar todas as passagens navais para o Índico — no Atlântico, mar Vermelho, golfo Pérsico e oceano Pacífico — construindo uma cadeia de fortalezas em pontos-chave para transformar este oceano num mare clausum português, sobrepondo-se ao poder dos otomanos, árabes e seus aliados hindus. Destacou-se tanto pela ferocidade em batalha como pelos muitos contactos diplomáticos que estabeleceu. Nomeado governador após uma longa carreira militar no Norte de África, em apenas seis anos — os últimos da sua vida — com uma força nunca superior a quatro mil homens sucedeu a estabelecer a capital do Estado Português da Índia em Goa; conquistar Malaca, ponto mais oriental do comércio Índico; chegar às ambicionadas "Ilhas das especiarias", as ilhas Molucas; dominar Ormuz, entrada do golfo Pérsico; e estabelecer contactos diplomáticos com numerosos reinos da Índia, Etiópia, Reino do Sião, Império Safávida (Pérsia) e até o Império Mingue (China). Adem seria o único ponto estratégico cujo domínio falhou, embora tenha liderado a primeira frota europeia a navegar no mar Vermelho, a montante do estreito Babelmândebe. Pouco antes da sua morte, segundo algumas fontes, teria sido agraciado com o título de vice-rei e "Duque de Goa" pelo rei D. Manuel, que nunca usufruiu; nessa hipótese, teria sido o primeiro português a receber um título de além-mar e o primeiro duque nascido fora da família real. Foi o segundo europeu a fundar uma cidade na Ásia, sendo o primeiro Alexandre, o Grande.

Created with Highcharts 11.1.0Works by yearAnnual production of the writer11Works1516012
Created with Highcharts 11.1.0Literary genres of the authorPoemas: 100.0 %


Comments


No comments. for you to comment, login!
This site uses Cookies for a better user experience. By continuing to browse to site, you agree to our Terms of Use and Privacy Policy.