Dom Lopo de Almeida


https://literaturabrasileira.ufsc.br/_images/writer.png

Information about the writer

Description

  • Poeta. Segundo o DGLAB: "Primeiro conde de Abrantes, título criado por D. Afonso V em 1476, foi o guardião dos ossos do Infante D. Pedro morto em Alfarrobeira, durante vários anos. Filho de D. Diogo Fernandes de Almeida, alcaide-mor de Abrantes e de Punhete e pai de D. Francisco de Almeida, primeiro vice-rei da Índia, e de D. Diogo de Almeida, prior do Crato e poeta do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende. Conselheiro de Estado, foi vedor da fa­zenda de D. Afonso V e mordomo-mor do príncipe D. João. Em 1451 acompanhou a infanta D. Leonor (n. 1434), irmã do rei, a Itália, onde se realizou o casamento desta com o imperador Fre­derico III da Alemanha. Desse acontecimento dá conta ao rei em Cartas de Itália [publicadas inicialmente em Provas da Historia Genealogica da Casa Real Portuguesa de António Caetano de Sousa, Lisboa Occidental: Of. Sylviana, 1739. T. 1, Livro 3, p. 633-644 (reed. Coimbra: Atlântida, 1947. T. 1, Livro 3, p. 370-384)], documento vivo e revelador dos homens e costumes da época, precioso para o estudo das relações dos portugueses com a Europa do seu tempo. Como poeta está representado no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende com uma composição."

    Centro de Documentação de Autores Portugueses 

Source(s) of data

TitleGenreYear

TitleWriter(s)Year

Beginning yearEnding yearDescription
14151580Expansão marítima portuguesa
14551455Impressão da primeira Bíblia
14861486Descobrimento da América: Cristóvão Colombo se apresenta aos Reis Católicos, oferecendo seus serviços, para a descoberta de uma nova rota às Índias


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"