Bernardo Vieira Ravasco


Information about the writer

  • Full name: Bernardo Vieira Ravasco
  • Birth: 1617 - Salvador, BA
  • Decease: 1697
  • Description: Poeta, militar e funcionário público, foi secretário de estado da Bahia. Irmão do padre Antônio Vieira, era comendador da Ordem de Cristo e versado em língua castelhana. Coutinho registra 1619 como o ano de nascimento do autor. Segundo Blake, o autor não publicou suas composições poéticas, e outras colecionadas.

Source(s) of data

  • COUTINHO, Afrânio; SOUSA, José Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Academia Brasileira de Letras, 2001. 2 v. ISBN 8526007238
  • BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v.

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bernardo_Vieira_Ravasco

Bernardo Vieira Ravasco (1617 - 20 de Julho de 1697) foi secretário do estado e guerra do Brasil desde 1649, o que representava o segundo cargo mais importante na colônia, logo abaixo do governador-geral, e ainda provedor da Santa Casa da Misericórdia, era irmão do Padre Antonio Vieira. O crescimento das secretarias de nomeação régia, no governo português, deu-se a partir do reinado de D. João IV de Portugal. Em seu reinado foram nomeados apenas dois secretários, um para o Estado da Índia e outro para o Estado do Brasil. Especificadamente para o Brasil, o cargo de Secretário foi dado pela primeira vez por provisão régia de 17 de Fevereiro de 1646, nos mesmos moldes do que havia sido instalado na Índia, «que tenha a seu cargo os papéis daquele governo com que se dará melhor expediente dos negócios e serem mais bem encaminhados, cessando os inconvenientes que se tem experimentado por não haver pessoa permanente neste ofício, nem arquivo em que se guarde os ditos papéis, ficando por esta causa os governadores que entram naquele Estado faltos de notícias dos negócios começados". O primeiro secretário foi Bernardo Vieira Ravasco, que recebeu o cargo por provisão real da mesma data, para servir por espaço de três anos. Entretanto, em "satisfação dos serviços do seu irmão, o padre Antonio Vieira" lhe foi concedido, a partir de 7 de Março de 1650, passar a servir o cargo sem limitação de tempo e com a possibilidade de transferir ao seu filho, Gonçalo Ravasco Cavalcanti de Albuquerque. De gênio forte como o irmão, Bernardo tomou posições que o levaram por duas vezes à prisão, apesar do cargo. Quando o Padre Antonio Vieira estava preso nos calabouços da Inquisição em Coimbra à espera de sentença, em 1667, Bernardo estava no Brasil, proibido de se afastar dos seus aposentos por mais de um ano, acusado de conspiração contra o governador-geral D. Vasco Mascarenhas, conde de Óbidos. Em 1683, já o padre Antonio Vieira tinha regressado à Bahia, quando a família foi acusada de cumplicidade no assassinato do alcaide de Salvador pelo governador Antonio Sousa Meneses, o Braço de Prata. Bernardo sofreu mais dois anos de prisão encarcerado entretanto em dois conventos, onde partilhou a detenção com o poeta Gregório de Matos, o Boca do Inferno, acusado do mesmo crime.

TitleGenreYear
TitleWriter(s)Year
Beginning yearEnding yearDescription
16301654Brasil Colônia: período da segunda invasão holandesa em Pernambuco
16401640Portugal readquire sua autonomia com a Casa de Bragança
16821682Economia: Estabelecimento da Companhia de Comércio do Estado do Maranhão
16941694Destruição do Quilombo dos Palmares
16241624Brasil Colônia: primeira invasão holandesa
16371644Brasil Colônia: permanência no Brasil do Príncipe Maurício de Nassau
16491649Economia: estabelecimento da Companhia Geral do Comércio do Brasil
16401640Fundação da Dinastia de Bragança
15001822Período Colonial no Brasil


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"