Martim Codax


Photo of the author

Information about the writer

  • Full name: Martim Codax
  • Birth: XIII - Portugal
  • Decease: XIV
  • Description:

    Poeta. Trovador da região de Vigo, Galícia, durante o reinado de Afonso III de Portugal (1245-1279).


    O sítio Cantigas medievais galego-portuguesas traz: "Trata-se provavelmente de um jogral galego, ativo em meados ou no terceiro quartel do século XIII. Embora seja um dos dois únicos autores presentes nos cancioneiros medievais cujas composições se conservaram igualmente num manuscrito individual, o designado Pergaminho Vindel, onde vêm acompanhadas da respetiva notação musical (o outro dos autores sendo D. Dinis, com o Pergaminho Sharrer), nada se sabe de concreto sobre a sua biografia. O seu apelido parece excluir a hipótese de um estatuto social elevado. Seria pois um jogral ou segrel, eventualmente ligado a Vigo, localidade repetidamente cantada nas suas composições.

    Acrescente-se que a autoria da sétima cantiga atribuída a Martim Codax (Ai ondas que eu vim veer) é incerta, tendo sido acrescentada no Pergaminho Vindel pelo primeiro copista musical. E acrescente-se ainda que o seu nome (na forma Martim Codaz) aparece igualmente numa nota, ainda não completamente elucidada, que o Cancioneiro da Vaticana (e apenas este manuscrito) transcreve a seguir a uma das cantigas de Martim de Ginzo (vd., na edição dessa cantiga, a nota L, v. 6).

    Com tudo isto, as propostas para a explicação do seu apelido não têm faltado, as mais antigas e tradicionais vendo em Codax ou Codaz uma alcunha (com origem em codex, códice, codo, cotovelo, codazzo, cauda, por exemplo), as mais recentes sugerindo poder tratar-se de um patronímico ou de um topónimo. Recentemente (2018) Ron Fernández, fazendo uma resenha crítica de todas estas sugestões, avançou com alguns dados documentais novos, em particular a existência do apelido, sob a forma Codaz, em dois documentos do mosteiro de Santa María de Oia (datados de 1275 e 1278), ambos fazendo referência à venda de uma vinha que foi de Fernan Codaz, personagem que este investigador crê poder ter sido irmão do jogral Martim. A localização da dita vinha, em Sandián, no atual concelho do Rosal, remete-nos para a zona sul da Galiza, muito perto da fronteira do Minho.


    Como referido no texto relativo aos critérios seguidos nesta Base de Dados, a enorme quantidade de gravações musicais existentes das cantigas de Martim Codax levou a equipa a limitar os ficheiros áudio a exemplos escolhidos. O usuário interessado em outras versões poderá consultar a respetiva discografia em linha, no endereço indicado no final desta página."

Source(s) of data

  • COUTINHO, Afrânio; SOUSA, José Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Academia Brasileira de Letras, 2001. 2 v. ISBN 8526007238

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Martim_Codax

Martim Codax ou Martín Codax (meados do século XIII - início do XIV) foi um jogral (artista itinerante de origem popular, típico da Idade Média) galego. Pouco se conhece acerca da sua biografia, a começar pela sua origem. Acredita-se que seja oriundo do sul da Galiza — de Vigo, uma vez que, em seus poemas, há numerosas referências a esta cidade — ou da ilha de São Simão, em Redondela.

TitleGenreYear
TitleWriter(s)Year


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"