Poeta, advogado, político, funcionário público,grande dignatário da Ordem da Rosa, grã-cruz das ordens francesas da Legião de Honra e Romena da Estrela. Blake (1902) registra que o autor escreveu muitas poesias que deixou esparsas ou inéditas e também alguns trabalhos em prosa, e que colaborou para alguns jornais, como O Correio Mercantil, A Opinião Nacional e o Diário do Povo. Ainda segundo o mesmo, as poesias do autor vêm no livro "Lira popular ou coleção completa das poesias dos conselheiros José Bonifácio, Pedro Luís e Francisco Otaviano", bem como no livro "A Pátria: homenagem póstuma a um de seus mais dignos filhos", Bahia, 1884, com mais a poesia "O Covarde" e duas poesias traduzidas de Lamartine com os títulos "O lago" e "O sino da aldeia".
Source(s) of data
COUTINHO, Afrânio; SOUSA, José Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Academia Brasileira de Letras, 2001. 2 v. ISBN 8526007238
BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v.
Pedro Luís Pereira de Sousa (Araruama, 13 de dezembro de 1839 — Bananal, 16 de julho de 1884) foi um advogado, jornalista, político, orador e poeta brasileiro.
Sem comentários. Para você comentar, faça o login!