https://literaturabrasileira.ufsc.br/_images/obras/cultura.jpg

Título: Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas

Subtítulo: Com várias notícias curiosas do modo de fazer o açúcar, plantar e beneficiar o tabaco, tirar ouro das minas e descobrir as da prata; e dos grandes emolumentos, que esta conquista da América Meridional dá ao Reino de Portugal com estes, e outros gêneros, e contratos reais

Escritor(a): Antonil

Dados sobre a obra

Fonte(s)

  • BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v.
  • COUTINHO, Afrânio; SOUSA, José Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Academia Brasileira de Letras, 2001. 2 v. ISBN 8526007238
  • MORAES, Rubens Borba de. Bibliographia Brasiliana. Los Angeles: UCLA; Rio de Janeiro: Kosmos, 1983. 2 v.

Descrição

Blake afirma que: "A publicação seguiu-se logo por sua suspressão, decretada por conveniências políticas e razões de estado, até que foi reimpresso no Rio de Janeiro em 1837." Em Borba de Moraes a obra está registrada sob o pseudônimo do autor: André João Antonil. Borba de Moraes registra duas reimpressões dessa obra: uma delas no Rio de Janeiro em 1837, com a venda em Souza e Comp. e a outra em Macau no ano de 1898, na Tipografia Noronha & Ca.

Referência

ANTONIL, . Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas: Com várias notícias curiosas do modo de fazer o açúcar, plantar e beneficiar o tabaco, tirar ouro das minas e descobrir as da prata; e dos grandes emolumentos, que esta conquista da América Meridional dá ao Reino de Portugal com estes, e outros gêneros, e contratos reais.Lisboa, Portugal: Oficina Real Deslandesiana, 1711.

Ano do inícioAno do fimDescrição
16821682Economia: Estabelecimento da Companhia de Comércio do Estado do Maranhão
16941694Destruição do Quilombo dos Palmares
15001822Período Colonial no Brasil

Comentários