https://literaturabrasileira.ufsc.br/_images/obras/69305fa04f8e7.jpg

Título: Sermão que na última tarde do Tríduo, com que os Acadêmicos Ultramarinos festejam a Nossa Senhora do Desterro, pregou o muito Reverendo Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão na Paroquial de São João de Almedina aos 9 de janeiro deste ano, estando o Santíssimo Sacramento exposto

Escritor(a): Padre Bartolomeu de Gusmão

Dados sobre a obra

Fonte(s)

  • BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v.
  • COUTINHO, Afrânio; SOUSA, José Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Academia Brasileira de Letras, 2001. 2 v. ISBN 8526007238
  • MORAES, Rubens Borba de. Bibliographia Brasiliana. Los Angeles: UCLA; Rio de Janeiro: Kosmos, 1983. 2 v.
  • BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL. Disponível em: http://www.bn.pt.
  • O portal da História. Discurso do mês. Sermão de Bartolomeu de Gusmão. Disponível em:  https://www.arqnet.pt/portal/discursos/janeiro10.html.

Descrição

Este sermão foi pregado a pedido dos estudantes brasileiros da Universidade de Coimbra e por isso recitado sob o signo de Nossa Senhora do Desterro, a padroeira dos emigrantes. Quando publicado o sermão foi dedicado ao Dr. Manuel de Matos, professor da Universidade, originário do Brasil como o autor do sermão. A cerimônia mostra a importância da comunidade brasileira e da sua preocupação em manter-se unida, numa época em que começava a mostrar a sua marca em Portugal, e que teria um ponto alto quando Alexandre de Gusmão, irmão mais novo do autor, se tornou secretário de D. João V, passando os interesses específicos do Brasil a estarem representados diretamente no centro do poder, dando origem, em 1750, ao extraordinário Tratado do Brasil, obra do secretário do rei destruída pelo marquês de Pombal em 1761.

Referência

GUSMÃO, Padre Bartolomeu de. Sermão que na última tarde do Tríduo, com que os Acadêmicos Ultramarinos festejam a Nossa Senhora do Desterro, pregou o muito Reverendo Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão na Paroquial de São João de Almedina aos 9 de janeiro deste ano, estando o Santíssimo Sacramento exposto. Lisboa, Portugal: Oficina de António Pedroso Galrão, 1718.

Ano do inícioAno do fimDescrição
16941694Destruição do Quilombo dos Palmares
17201720Cultura: criação, por D. João V, da Academia Portuguesa de História
15001822Período Colonial no Brasil

Comentários