Título: Dicionário geográfico, histórico e descritivo do império do Brasil, contendo a origem e história de cada província, cidade, vila e aldeia; sua população, comércio, indústria, e produtos mineralógicos; nome e descrição de seus rios, lagoas, serras e montes; estabelecimentos literários, navegação e o mais que lhe é relativo. Obra coligida e composta por Milliet de Saint Adolphe e trasladada em português do mesmo manuscrito inédito francês (com numerosas observações e adições). Ornada de um mapa geral do império do Brasil e de cinco planos das cidades e portos principais. Paris, 1845.
Escritor(a): N.N. (Nome Desconhecido)
Dados sobre a tradução
- Tipo: Obra Literária
- Título alternativo: Diccionario geographico, historico e descriptivo do imperio do Brasil, contendo a origem e historia de cada provincia, cidade, villa e aldêa; sua população, commercio, industria, e productos mineralogicos: nome e descripção de seus rios, lagoas, serras e montes; estabelecimentos litterarios, navegação, e o mais que lhe é relativo: obra colligida e composta por Milliet de St. Adolphe, e trasladada em portuguez do mesmo manuscripto inedito francez, com numerosas observações e addições: ornada de um mappa geral do Imperio do Brasil, e de cinco planos das cidades e portos principaes. Paris, 1845.
- Classificação: Tradução; Gramática, linguística ou retórica
- Ano de publicação: 1845
- Editora: Aillaud, Paris, França
- Idiomas: Português
- Meio: Impresso
Dados do(s) original(ais)
Fonte(s)
- BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v.
- MORAES, Rubens Borba de. Bibliographia Brasiliana. Los Angeles: UCLA; Rio de Janeiro: Kosmos, 1983. 2 v.
- Biblioteca Digital Unesp. Disponível em: https://bibdig.biblioteca.unesp.br
- SILVA, Innocencio Francisco da. Diccionário Bibliographico Portuguez. Lisboa: Imprensa Nacional, 1859.
Descrição
Edição com dois volumes e 1375 páginas. De acordo com Blake, foi impressa uma segunda edição em Paris, no ano de 1863.
Referência
DICIONáRIO geográfico, histórico e descritivo do império do Brasil, contendo a origem e história de cada província, cidade, vila e aldeia; sua população, comércio, indústria, e produtos mineralógicos; nome e descrição de seus rios, lagoas, serras e montes; estabelecimentos literários, navegação e o mais que lhe é relativo. Obra coligida e composta por Milliet de Saint Adolphe e trasladada em português do mesmo manuscrito inédito francês (com numerosas observações e adições). Ornada de um mapa geral do império do Brasil e de cinco planos das cidades e portos principais. Paris, 1845.. Tradução de Caetano Lopes. Paris, França: Aillaud, 1845.