https://literaturabrasileira.ufsc.br/_images/book.png

Título: Revista espírita

Escritor(a): Antônio da Silva Neto

Dados sobre a obra

  • Tipo: Obra Literária
  • Classificação: Periódico
  • Ano de publicação: 1875
  • Editora: [s.n.], Rio de Janeiro, RJ
  • Idiomas: Português
  • Meio: Impresso

Fonte(s)

  • BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v.

Descrição

Publicação mensal de estudos psicológicos, feita sobre os auspícios de alguns espíritas, contendo os fatos das manifestações do espíritos; notícias relativas ao espiritismo; transcrições da doutrina espírita; os ensino dos espíritos relativos ao mundo visível e invisível; sobre ciências, sobre moral, sobre a imortalidade da alma, sobre a natureza do homem e de seu futuro; a história do espiritismo na antiguidade; suas relações com o magnetismo e sonambulismo; a explicação das lendas e crenças populares, da mitologia de todos os povos, etc. O primeiro folheto saiu em janeiro de 1875 e, depois de cinco números, formou-se o volume.

Referência

SILVA NETO, Antônio da. Revista espírita. Rio de Janeiro, RJ: [s.n.], 1875.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Revista_Espírita

A Revista Espírita foi um periódico espírita francês, que circulou no último quartel do século XIX. Lançada a 1 de janeiro de 1858 pela Sociedade de Estudos Espīritas, de Paris, e era editado por Allan Kardec. A publicação da Revista Espírita Brasileira, mensal, era uma reprodução da francesa Revue Spirite (editada em Paris por Allan Kardec), redigida e dirigida pelo Dr. Antônio da Silva Neto. A Revista Espírita destacou-se pela publicação de artigos doutrinários e de refutação aos adversários da Doutrina Espírita no país, especialmente ao Jornal do Commercio, que nos anos de 1874 e 1875, classificava o Espiritismo como "epidemia mais perigosa que a febre amarela", verdadeira "fábrica de doidos". Por intermédio da revista, o Grupo Confúcio manteve contato com o Sr. Leymarie, que dirigia, em Paris, a “Sociedade para a continuação das obras espíritas de Allan Kardec”. O Grupo Confúcio cessou as suas atividades por volta de 1879.


Comentários