https://literaturabrasileira.ufsc.br/_images/book.png

Title: Minerva Brasiliense

Subtitle: Jornal de Ciências, Letras e Artes

Writers: Pinheiro Guimarães, Santiago Nunes Ribeiro, Visconde de Inhomirim

Information about the work

Source(s)

  • BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v.
  • COUTINHO, Afrânio; SOUSA, José Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Academia Brasileira de Letras, 2001. 2 v. ISBN 8526007238
  • FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Portal da Biblioteca Nacional. Disponível em: https://www.bn.gov.br/.

Description

Publicada quinzenalmente por uma associação de literatos. Constituiu 3 tomos dos quais o último teve redação exclusiva de Santiago Nunes Ribeiro. A Biblioteca Nacional dispõe de coleção microfilmada do periódico publicado entre 1 de novembro de 1843 e 15 de junho de 1845.

Reference

GUIMARÃES, Pinheiro; RIBEIRO, Santiago Nunes; INHOMIRIM, Visconde de. Minerva Brasiliense: Jornal de Ciências, Letras e Artes. Rio de Janeiro, RJ: Tipografia Literária de J. E. S. Cabral, 1843.

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Minerva_Brasiliense

Minerva Brasiliense foi um periódico literário fundado no Rio de Janeiro em 1843 e extinto em 1845, a quantidade de números publicados é desconhecida. A revista tinha como redator chefe Francisco de Sales Torres Homem, importante crítico do período, outrora senador do império, e participante do Instituto Histórico de Paris. As publicações da revista versavam acerca dos principais assuntos do séc. XIX, quais sejam o progresso da ciência, a concepção de uma literatura nacional brasileira, e a política. A revista refletiu o espírito da época na busca de uma literatura nacional, e se tornou famosa por algumas das polêmicas publicadas em suas páginas, tais como o reconhecido artigo de Santiago Nunes Ribeiro nomeado como Da Nacionalidade da Literatura Brasileira, que se tornou referência dos debates da época, elogiado pela lógica de sua argumentação.


Comments


Sem comentários. Para você comentar, faça o login!
This site uses Cookies for a better user experience. By continuing to browse to site, you agree to our Terms of Use and Privacy Policy.