https://literaturabrasileira.ufsc.br/_images/obras/68d6fb27d0f02.jpg

Título: Problema de arquitetura civil, a saber: por que razão os edifícios antigos tinham, e têm mais duração do que os modernos? E estes porque razão resistem menos ao movimento da terra quando treme

Subtítulo: Demonstrado por Matias Aires Ramos da Silva de Eça, Provedor que foi da Casa da Moeda desta Corte, e autor das Reflexões sobre a vaidade dos homens. Obra póstuma dividida em duas partes com um índex de alguns termos, de que na mesma se faz menção, dada à luz por seu filho Manoel Inácio Ramos da Silva de Eça

Escritor(a): Matias Aires

Dados sobre a obra

Fonte(s)

  • BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v.
  • MORAES, Rubens Borba de. Bibliographia Brasiliana. Los Angeles: UCLA; Rio de Janeiro: Kosmos, 1983. 2 v.
  • UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin Digital. Disponível em: http://www.brasiliana.usp.br/.
  • MOISÉS, Massaud; PAES, José Paulo. Pequeno dicionário de literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1967.
  • CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DO PENSAMENTO BRASILEIRO. Dicionário biobliográfico. 2. ed. Disponível em: http://www.cdpb.org.br/dic_bio_bibliografico.html.
  • Biblioteca Digital da Câmara de Deputados. Gerida pelo comitê gestor do portal da Câmara dos Deputados. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/.

Descrição

A 1ª edição foi dividida em duas partes: a primeira com 250 páginas e a segunda com 391 páginas. Segundo Blake, houve outras edição de 1777-1778.

Referência

AIRES, Matias. Problema de arquitetura civil, a saber: por que razão os edifícios antigos tinham, e têm mais duração do que os modernos? E estes porque razão resistem menos ao movimento da terra quando treme: Demonstrado por Matias Aires Ramos da Silva de Eça, Provedor que foi da Casa da Moeda desta Corte, e autor das Reflexões sobre a vaidade dos homens. Obra póstuma dividida em duas partes com um índex de alguns termos, de que na mesma se faz menção, dada à luz por seu filho Manoel Inácio Ramos da Silva de Eça. Lisboa, Portugal: Oficina de Miguel Rodrigues, 1770.

Ano do inícioAno do fimDescrição
17201720Cultura: criação, por D. João V, da Academia Portuguesa de História
17631763Brasil Colônia: com o desenvolvimento econômico do Brasil, Portugal eleva a colônia a Vice-Reinado
15001822Período Colonial no Brasil

Comentários