https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4d/NavioNegreiro.gif

Title: O navio negreiro

Subtitle: Tragédia no mar

Writer: Castro Alves

Information about the work

Source(s)

  • BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v.

Description

Segundo Blake, esta obra vinha sendo impressa em muitas revistas.

Reference

ALVES, Castro. O navio negreiro: Tragédia no mar. Rio de Janeiro, RJ: Ilustração Brasileira [1876]: Jornal de artes, ciências e letras, s.d..

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Navio_Negreiro

O Navio Negreiro (Tragédia no Mar) é um poema de Castro Alves e um dos mais conhecidos da literatura brasileira. O poema descreve com imagens e expressões terríveis a situação dos africanos arrancados de suas terras, separados de suas famílias e tratados como animais nos navios negreiros que os traziam para ser propriedade de senhores e trabalhar sob as ordens dos feitores. Foi escrito em São Paulo, datada de 18 de abril de 1868, quando o poeta tinha vinte e dois anos de idade, e quase vinte anos depois da promulgação da Lei Eusébio de Queirós, que proibiu o tráfico de escravos, em 4 de setembro de 1850. O navio negreiro é composto de seis partes, com um total de 34 estrofes e alterna métricas variadas para obter o efeito rítmico mais adequado a cada situação retratada no poema.


Comments


Sem comentários. Para você comentar, faça o login!
This site uses Cookies for a better user experience. By continuing to browse to site, you agree to our Terms of Use and Privacy Policy.