https://literaturabrasileira.ufsc.br/_images/book.png

Título: Carta geográfica da capitania de Pernambuco compreendida entre a costa marítima do Brasil que faz o seu lado oriental

Subtítulo: O Rio de São Francisco que a divide pelo extremo meridional com a capitania da Bahia, desde sua foz até a confluência do Carunhanha, segundo a digressão curva que lhe demarca Robert Vaugondy; os limites conhecidos das capitanias de Minas Gerais, e de Goiás, que a terminam pelo lado ocidental; e as comarcas de Piauí, Ceará, e Paraíba pelo setentrião; sendo estas últimas divisões determinadas conforme as notícias combinadas dos moradores e viajantes práticos dos lugares, que abrange a sua vasta extensão

Escritor(a): José Fernandes Portugal

Dados sobre a obra

  • Tipo: Obra Literária
  • Classificação: Outros
  • Ano de publicação: 1807
  • Idiomas: Português
  • Meio: Impresso
  • Dimensão: 71 x 94 cm

Fonte(s)

  • BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v.

Descrição

Além do original, há duas cópias no Arquivo militar, de 1841 e 1850.

Escrita por José Fernandes Portugal; desenhada por Franklin Antonio da Costa Ferreira, tenente do Estado Maior da 1ª Classe do Exército, ano de 1807. - [Escala indeterminada]. - [Rio de Janeiro] : Arquivo Militar, 1850.

1 mapa ms. : color. ; 71 x 94 cm.

Inclui observações sobre os limites da capitania de Pernambuco.

Referência

PORTUGAL, José Fernandes. Carta geográfica da capitania de Pernambuco compreendida entre a costa marítima do Brasil que faz o seu lado oriental: O Rio de São Francisco que a divide pelo extremo meridional com a capitania da Bahia, desde sua foz até a confluência do Carunhanha, segundo a digressão curva que lhe demarca Robert Vaugondy; os limites conhecidos das capitanias de Minas Gerais, e de Goiás, que a terminam pelo lado ocidental; e as comarcas de Piauí, Ceará, e Paraíba pelo setentrião; sendo estas últimas divisões determinadas conforme as notícias combinadas dos moradores e viajantes práticos dos lugares, que abrange a sua vasta extensão. , 1807.


Comentários