Título: Continuação dos sonetos constitucionais de Inácio José Correias Drummond, procurador da câmara da cidade do Funchal, da Ilha da Madeira
Subtítulo: Com uma memória acerca da sua conduta na corte do Rio de Janeiro em favor da nossa regeneração política e da violência que ultimamente sofreu, sendo obrigado a embarcar, por intrigas dos mandões, no dia 10 de outubro de 1821, abordo do Correio Leopoldina, onde foi conduzido a esta corte e cidade de Lisboa
Dados sobre a obra
- Tipo: Obra Literária
- Título alternativo: Continuação dos sonetos constitucionaes de Ignacio José Correas Drummond, Procurador da Camara da Cidade do Funchal da Ilha da Madeira. Com huma Memoria á cerca da sua conducta na Corte do Rio de Janeiro em favor da nossa Regeneração Politica, e da violencia que ultimamente soffreu, sendo obrigado a embarcar, por intrigas dos Mandões, no dia 10 de outubro de 1821, abordo do Correio Leopoldina, onde foi conduzido a esta Corte e Cidade de Lisboa. N. 4. Lisboa, Na Impressão Liberal. Anno 1822. Rua Formosa N. 42.
- Classificação: Poemas; Outros
- Ano de publicação: 1822
- Editora: Impressão Liberal, Lisboa, Portugal
- Idiomas: Português
- Meio: Impresso
Fonte(s)
- MORAES, Rubens Borba de. Bibliographia Brasiliana. Los Angeles: UCLA; Rio de Janeiro: Kosmos, 1983. 2 v.
Descrição
Borba de Moraes diz que o autor destes sonetos tomou um papel ativo no suporte à constituição no Brasil e, tendo sido deportado para Lisboa, republicou seus versos lá, juntamente com a memória que ataca os oponentes do constitucionalismo.
Referência
DRUMMOND, Inácio José Correia. Continuação dos sonetos constitucionais de Inácio José Correias Drummond, procurador da câmara da cidade do Funchal, da Ilha da Madeira: Com uma memória acerca da sua conduta na corte do Rio de Janeiro em favor da nossa regeneração política e da violência que ultimamente sofreu, sendo obrigado a embarcar, por intrigas dos mandões, no dia 10 de outubro de 1821, abordo do Correio Leopoldina, onde foi conduzido a esta corte e cidade de Lisboa. Lisboa, Portugal: Impressão Liberal, 1822.