https://literaturabrasileira.ufsc.br/_images/book.png

Título: Anatômico jocoso, que em diversas operações manifesta a ruindade do corpo humano, para emenda do vicioso

Subtítulo: Dado à luz pelo Doutor Pantaleão de Escárcia Ramos, que à custa do seu trabalho ajuntou de vários autores estes divertidos fragmentos

Escritor(a): Frei Lucas de Santa Catarina

Dados sobre a obra

Fonte(s)

  • BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL. Disponível em: http://www.bn.pt.
  • INTERNET ARCHIVE. Biblioteca Digital, sem fins lucrativos, de livros, filmes, música, softwares etc.

Descrição

Na edição de 1889, temos: "O Anatomico Jocoso é uma coleção de prosas e rimas, que primeiro saiu a lume em dois volumes in 4º, dizendo-se coligida e publicada pelo Dr. Pantaleão d’Escãrcia Ramos. Depois juntou-se-lhes 3º, 4º e 5º volumes, dados à luz pelo padre Fr. Francisco Rei de Abreu Mata Zeferino. Esse nome é tido como o pseudônimo do padre Fr. Lucas de Santa Catarina, dominicano, e bem conceituado cronista da sua ordem. Inocêncio, que faz estas suposições, confessa não ter podido apurar por meio de provas cabais a confirmação delas. É bem visível não serem da mesma pena todas as peças de prosa e verso contidas nos cinco grossos volumes da coleção; mas parece não haver dúvida que algumas deias, decerto das mais graciosas e apuradas em estilo podem ser atribuídas sem receio de erro a Fr. Lucas de Santa Catarina. Inocêncio afirma ter visto muitas, citadas como tais, em coleções e miscelâneas manscritas da época."

Referência

CATARINA, Frei Lucas de Santa. Anatômico jocoso, que em diversas operações manifesta a ruindade do corpo humano, para emenda do vicioso: Dado à luz pelo Doutor Pantaleão de Escárcia Ramos, que à custa do seu trabalho ajuntou de vários autores estes divertidos fragmentos. Lisboa, Portugal: Oficina de Manuel Álvares Solano, 1750.

Ano do inícioAno do fimDescrição
16821682Economia: Estabelecimento da Companhia de Comércio do Estado do Maranhão
16941694Destruição do Quilombo dos Palmares
17201720Cultura: criação, por D. João V, da Academia Portuguesa de História
15001822Período Colonial no Brasil

Comentários