https://literaturabrasileira.ufsc.br/_images/book.png

Título: Nova história do pastor desenganado, ou Fileno arrependido

Subtítulo: Moralizada com várias sentenças das divinas e humanas letras e ornada com autoridade afim dos poetas antigos, como dos historiadores; composta por M. A. A. H.

Escritor(a): Manuel António de Azevedo Henriques

Dados sobre a obra

Fonte(s)

Descrição

No sítio Aprender Madeira, aparece que "o texto encontra-se dividido em 3 partes consoante a sua estrutura estrófica: a primeira, de 15 páginas, organiza-se em oitavas rimadas; a segunda, com 14 páginas, em sextinas; a terceira, com as restantes 16 páginas, contém estrofes de 7 versos. Há, no entanto, divergências quanto ao subtítulo da obra, a versão de 1811, supostamente a original, indica que a obra foi “moralizada em várias sentenças e autoridades, etc. Para utilidade e espelho dos mancebos e exemplos das donzelas”, enquanto a versão de 1874, presumivelmente uma reedição póstuma, apenas refere que a obra foi “moralizada com várias sentenças das divinas e humanas letras”."

Referência

HENRIQUES, Manuel António de Azevedo. Nova história do pastor desenganado, ou Fileno arrependido: Moralizada com várias sentenças das divinas e humanas letras e ornada com autoridade afim dos poetas antigos, como dos historiadores; composta por M. A. A. H.. Lisboa, Portugal: Oficina de António Gomes, 1791.


Comentários