JUNIOR, Gonçalo. A guerra dos gibis: a formação do mercado editorial brasileiro e a censura aos quadrinhos, 1933-1964. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
A primeira edição, com o nome de “Suplemento Infantil”, saiu em uma quarta-feira, era um encarte do jornal “A Nação”. A partir do n° 14, cria independência e adota o nome de “Suplemento Juvenil”.
AIZEN, Adolfo (org). SUPLEMENTO Juvenil. Rio de Janeiro, RJ: Grande Consórcio Suplementos Nacionais, 1934.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Suplemento_Juvenil
O Suplemento Juvenil (inicialmente Suplemento Infantil) foi uma revista em quadrinhos infanto-juvenil lançada em 1934 pelo pioneiro dos quadrinhos de aventura no Brasil, Adolfo Aizen.Foi a primeira publicação brasileira dedicada a quadrinhos de heróis e com personagens famosos das tiras de jornal norte-americanas como "Mandrake, o mágico", "Flash Gordon" (lançado em cores apenas dois meses depois do lançamento de suas pranchas dominicais), "Tarzan", além de o "Pato Donald" e vários outros que fizeram parte da "Era de Ouro dos Quadrinhos". Além dos quadrinhos era rico em textos infantis, históricos e contos. Seu sucesso foi imediato e com grande tiragem para aquela época. Com cerca de 200 mil exemplares liderou o mercado por bastante tempo até a chegada de seu maior concorrente, O Globo Juvenil do Roberto Marinho.
