JUNIOR, Gonçalo. A guerra dos gibis: a formação do mercado editorial brasileiro e a censura aos quadrinhos, 1933-1964. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
O Globo Juvenil foi uma revista em quadrinhos infanto-juvenil lançada em 12 de junho de 1937 pelo editor-chefe Roberto Marinho, como uma concorrência ao Suplemento Juvenil de Adolfo Aizen, que havia surgido em 1934.
Inicialmente, era publicada duas vezes por semana e, posteriormente, três vezes (terças, quintas e sábados), em formato tabloide, com 16 páginas em papel jornal. No total, foram lançadas 2051 edições, abrangendo o período de 1937 a 1952. A partir do número 1986, a revista passou a adotar um novo formato e um maior número de páginas, sendo denominada "Novo O Globo Juvenil", contendo apenas histórias completas. A partir do número 2052, a publicação foi transferida para a Rio Gráfica Editora (RGE), circulando por mais 44 edições antes de encerrar definitivamente em 1954.
Durante alguns anos, o suplemento teve Nelson Rodrigues como editor (JUNIOR, 2004. p. 62). Seu cancelamento ocorreu devido a uma mudança de estratégia da editora, que decidiu dar a cada personagem sua própria revista em quadrinhos independente.
MARINHO, Roberto; RODRIGUES, Nelson (org). O Globo Juvenil. Rio de Janeiro, RJ; Porto Alegre, RS; São Paulo, SP: Editora GloboRio de Janeiro, RJ: Rio Gráfica e Editora LTDA, 1937.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Globo_Juvenil
O Globo Juvenil foi uma revista em quadrinhos infanto-juvenil lançada em 12 de junho de 1937 pelo editor-chefe Roberto Marinho, como forma de competir com o Suplemento Juvenil de Adolfo Aizen, que aparecera em 1934. Tinha sessões diversas como a de contos de variados gêneros (policiais, aventura etc.), curiosidades históricas e outras que mantinha o leitor-mirim bem informado, fábulas e provérbios, fatos históricos que aconteceram no dia da publicação como o calendário universal, o calendário patriótico e o calendário musical, e, lógico, suas histórias em quadrinhos clássicas dentre as quais se destacavam "O Fantasma", "Mandrake, o mágico", "Flash Gordon", "Superman", "The Lone Ranger (Zorro)", "Brucutu", "Príncipe Valente", "Ferdinando" e vários outros que fizeram parte das Eras de Platina e Ouro das histórias em quadrinhos.
