Título: História trágico-marítima
Subtítulo: Em que se escrevem cronologicamente os naufrágios que tiveram as naus de Portugal, depois que se pôs em exercício a navegação da Índia
Dados sobre a obra
- Tipo: Obra Literária
- Título alternativo: Relação da mui notável perda do Galeão Grande São João, em que se contam os trabalhos e lastimosas coisas que aconteceram ao Capitão Manuel de Sousa Sepúlveda e o lamentável fim que ele e sua mulher e filhos, e toda a mais gente, houveram na Terra do Natal, onde se perderam a 24 de junho de 1552; Relação sumária da viagem que fez Fernão d'Álvares Cabral desde que partiu deste reino por capitão-mor da armada que foi no ano de 1553 às partes da Índia até que se perdeu no Cabo da Boa Esperança no ano de 1554; Relação do naufrágio da nau Conceição de que era capitão Francisco Nobre, a qual se perdeu nos baixos de Pero dos Banhos aos 22 dias do mês de agosto de 1555; Relação da viagem e sucesso que viveram as naus Águia e Garça vindo da Índia para este Reino no ano de 1559, com uma descrição da cidade de Colombo; Relação do naufrágio da nau Santa Maria da Barca de que era capitão D. Luiz Fernandes de Vasconcelos, a qual se perdeu vindo da Índia para Portugal no ano de 1559; Relação do naufrágio da nau Santiago no ano de 1585 e itinerário da gente que dele se salvou; Naufrágio que passou Jorge de Albuquerque Coelho vindo do Brasil para este Reino no ano de 1565; Relação da viagem e naufrágio da nau São Paulo, que foi para a Índia no ano de 1560, de que era capitão Rui de Melo da Câmara, mestre João Luiz, e piloto António Dias; Relação do naufrágio da nau São Tomé na Terra dos Fumos, no ano de 1589, e dos grandes trabalhos que passou D. Paulo de Lima nas Terras da Cafraria, até sua morte; Relação do naufráfio da nau Santo Alberto no Penedo das Fontes, no ano de 1593, e itinerário da gente que dele se salvou até chegarem a Moçambique; Relação da viagem e sucesso que teve a nau São Francisco em que ia por capitão Vasco da Fonseca, na armada que foi para a Índia no ano de 1595; Tratado das batalhas e sucessos do galeão Santiago com os holandeses na Ilha de Santa Helena e da nau Chagas com os ingleses entre as ilhas do Açores, ambas capitânias da carreira da Índia, e da causa e desastres por que em vinte anos se perderam trinta e oito naus dela.
- Classificação: Literatura informativa e de viagens
- Ano de publicação: 1735
- Editora: Oficina da Congregação do Oratório, Lisboa, Portugal
- Idiomas: Português
- Meio: Impresso
Fonte(s)
- MORAES, Rubens Borba de. Bibliographia Brasiliana. Los Angeles: UCLA; Rio de Janeiro: Kosmos, 1983. 2 v.
- WIKIMEDIA FOUNDATION. Wikipédia: a enciclopédia livre. Conteúdo enciclopédico de autoria coletiva. Disponível em: https://www.wikipedia.org.
- BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL. Disponível em: http://www.bn.pt.
Descrição
Organizada por Bernardo Gomes de Brito, nessa obra se reúnem narrativas de diferentes autores, em dois volumes.
Referência
BRITO, Bernardo Gomes de (org). História trágico-marítima: Em que se escrevem cronologicamente os naufrágios que tiveram as naus de Portugal, depois que se pôs em exercício a navegação da Índia. Lisboa, Portugal: Oficina da Congregação do Oratório, 1735.